40 Perguntas aos Pastores da Igreja Adventista do 7º Dia - Movimento de Reforma Sobre Pecado Original

Em 2011 comecei a estudar sobre a mensagem de Waggoner e Jones em 1888 que a igreja da Reforma tanto fala que foi o divisor de águas e o estágio embrionário do movimento deles. Mas ao estudar as doutrinas por eles pregadas percebi as incoerências dos reformistas. 

Desde então comecei uma intensa discussão com eles pessoalmente, na igreja deles que eu frequentava e na internet. Essas questões que postei aqui estão no meu facebook. Na linha do tempo de 2011 e também poderão encontrar os debates que tive e as respostas do obreiro, na época, da minha cidade confirmando que não conhece nada sobre a mensagem de justificação pela fé e que na verdade creem segundo a igreja católica. Provando que seu movimento não é profético e sim mais uma filha de Babilônia.

A seguir poderão assistir a alguns trechos de uma pregação feita do pastor Joraí P. Cruz, um dos autores do livro da reforma sobre justificação pela fé chamado: "Salvos pela Graça".

Esses trechos de vídeos serão bons para os leitores entenderem o por quê das 40 perguntas que faço aos reformistas.

No final coloquei alguns diálogos com o obreiro da reforma, onde poderão conferir suas respostas absurdas e perceberem sua falta de conhecimento.



Vejam o que o pastor Joraí diz nesse vídeo: 

Em todos nós em maior e em menor grau já fomos impactados, fomos apertados pelo sentimento de culpa. O que é culpa? A culpa é o reconhecimento de que nós estamos bem aquém de satisfazer o padrão de vida que Deus desenhou para cada um de nós e também ele é derivado das nossas ações pecaminosas diante do Senhor. Mas esse sentimento de culpa não é apenas em direção a Deus, logicamente, eu acredito que quando trava-se nosso relacionamento com Deus o peso é muito maior,
 mas também o sentimento de culpa ele se dedica ao nosso relacionamento com as pessoas. Se o marido trata bem a esposa, cometeu erro contra a esposa, ele tem sentimento de culpa e a esposa com o marido, o pai com os filhos, os filhos com os pais. Mas o sentimento de culpa sempre ele é gerado com uma situação que nós mesmos nos colocamos, nós ofendemos alguém e o pior de tudo quando ofendemos ainda a Deus. Mas o sentimento de culpa também ele é gerado pelo reconhecimento da nossa condição pecaminosa não apenas pelos pecados que nós cometemos, por que quero que os irmãos entendam, que nós somos pecadores não pelas ações pecaminosas que cometemos, mas nós cometemos pecado porque nós somos pecadores. Significa que nós temos já uma natureza humana pecaminosa nós não nos tornamos pecadores apenas quando nós decidimos pecar (nós temos... 

Esse é uma assunto que foi “controversial” ao longo da história da igreja cristã. Nós temos dois teólogos da igreja cristã um deles foi Pelágio ele viveu em 350 a 425 este teólogo. Ele explica que as pessoas se tornavam pecadoras apenas quando elas decidiam cometer pecado, então é lógico que as crianças não nascem pecadoras elas se tornam pecadoras no momento que elas conhecem o pecado e começam a praticar tal pecado então elas se tornam  pecadoras, logicamente é que se nós nos baseamos nos ensinos desse teólogo Pelágio nos vamos ver que o sentimento de culpa vai existir apenas após alguém cometer pecado. Mas nós temos um outro teólogo que viveu quase na mesma época chamado Agostinho 354 a 430 ele tinha outra concepção. Ele cria que nós a herdamos de nossos pais uma natureza humana pecaminosa e o pecado é algo que está presente no nosso DNA mas recebemos a natureza pecaminosa por herança, então nos somos pecadores não do momento que nos decidimos a pecar mas nos somos pecadores desde do momento que nós fomos concebidos no ventre da nossa mãe e interessante que Davi ele também tinha a mesma concepção. Davi ele acreditava dessa maneira. E fala em Salmos 51:5 " Certamente na iniquidade eu fui formado e em pecado me concebeu a minha mãe". Então eu gostaria que os irmãos entendessem. Nós somos pecadores desde do momento da nossa concepção e significa que nós já nascemos culpados e o peso da culpa dos pecados dos nossos primeiros pais e não apenas dos nossos primeiros pais mas logicamente dos pecados que nós cometemos deposto sobre nós. Ali temos o texto de Romanos 5:12 nos vemos que Paulo ele de acordo com Agostinho ou Agostinho estava de acordo com Paulo nos é... Paulo escreveu sobre: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Todos nos somos pecadores, todos somos culpados diante de Deus todos estamos a um passo da ira de Deus essa é a razão porque nos precisamos de um salvador, mas não importa...





Vejam o que o pastor diz nesse vídeo:

"Herdamos dos nossos pais uma natureza humana pecaminosa e o pecado é algo que está presente já no nosso DNA, mas recebemos a natureza pecaminosa como por herança, então nos somos pecadores não do momento que nós decidimos a pecar, mas nos somos pecadores desde o momento que nós fomos concebidos no ventre da nossa mãe e interessante que Davi tinha essa mesma concepção. Davi acreditava dessa maneira. E fala em Salmos 51:5 " Certamente na iniquidade eu fui formado e em pecado me concebeu minha mãe". Então eu gostaria que os irmãos entendessem. Nós somos pecadores desde do momento da nossa concepção e significa que nós já nascemos culpados e o peso da culpa dos pecados dos nossos primeiros pais e não apenas dos nossos primeiros pais mas logicamente dos pecados que nós cometemos deposto sobre nós"





Nesse trecho do culto o pastor Joraí Cruz diz:

"Ontem nós introduzimos esse tema falando do conceito da culpa. Foi gerada pelo pecado dos nossos primeiros pais e transmitido geneticamente aos seus descendentes fazendo de cada um de nós pecadores e separados de Deus, porque o pecado é algo que separa o homem de Deus." 



QUESTÃO 1: Como se harmoniza os textos de Êxodo 20: 5 e 6 com Ezequiel 18:20?

"sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos." Êxodo 20:5-6

"A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele." (Ezequiel 18 : 20)


O que significa visito a iniquidade dos pais nos filhos no 1 texto e o filho não levará a iniquidade do pai no 2 texto???

QUESTÃO 2: Se Romanos 3:23 ( Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus) apoia a ideia do pecado original, na qual afirma que nascemos pecadores e não que nós tornamos pecadores por imitação e escolhas, como podem explicar Romanos 3:23 com Isaías 59:2 ( "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.)?

QUESTÃO 3: Por que Isaías não disse mas os vossos pecados "e o de Adão" que fazem separação entre vós e vosso Deus??? Por que não se faz menção do pecado herdado de Adão e somente o meu e muito menos dos meus ancestrais???

QUESTÃO 4: Se sou culpada diante de Deus pela transgressão de Adão, então qual é o sacrifício feito no santuário terrestre e celestial que expia a culpa pelo pecado de Adão???

QUESTÃO 5: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." Romanos 5:12

Se esse texto é prova de nascemos pecadores então Romanos 5:18,19,20 e 21 prova que também nascemos justos! Se não, diga, por quê?

"Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor." Romanos 5:18-21

Posso dizer: ... em (transgressão da lei) concebeu minha mãe? Quem estava em transgressão segundo essa frase?
Apesar dos pastores fazerem teologia e tudo mais, parece que não aprenderam achar o sujeito da frase?! Com exceção daqueles que não usam esse texto para defender a doutrina do pecado original é claro!!!


QUESTÃO 6: Em Salmos 51:5 diz: "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe." Pergunto: Desde de quando eu digo; nasci na cama eu vou ser cama? Ou nasci na mesa, agora sou mesa? Desde de quando segundo as leis gramaticas da nossa língua  portuguesa eu posso trocar o artigo "na" ou a preposição "em" pela preposição "com"? Por que os lideres da igreja passam por cima das regras gramaticais para poderem distorcer o sentido das frases da bíblia? Quem lhes deu esse direito? Será que os irmãos não estão indo além do que está escrito e mudando o significado de salmos 51:5 não vão incorrer  nas pragas prometidas por Deus em apocalipse 22:18-19?

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro."

QUESTÃO 7: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." Mateus 1:21 Se nós herdamos a culpa (pecado) de Adão, por que o anjo Gabriel não disse: porque ele salvará o seu povo dos seus pecados "e do de Adão"?

E se o pecado não é passado pela carne é passado como? Ou agora vão dizer que Deus imputa pecado de outra pessoa em mim?
QUESTÃO 8: Se não vou entrar no céu com o pecado na minha natureza e se o cordeiro que Adão matou no Éden e não expiou o seu pecado e não pode erradicar o pecado da natureza de Adão de maneira que eu herdei-o através da carne, como posso acreditar que esse mesmo Cristo tem poder para erradicar o pecado da minha natureza?

QUESTÃO 9: Se nós nascemos com pecado, então ele é genético? A genética é quem determina como seremos, como cor da pele, olhos, cabelo, doenças e etc. Se a transmissão do pecado de Adão não for passada através do gene (união do ovulo e espermatozoide) como se dá então?

QUESTÃO 10: Se nascemos com pecado como se explica o texto: "... todo o pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." 1 Corintios 6:18 ???

QUESTÃO 11: "Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;" Atos 17:25

Se nós nascemos com pecado, então segundo o verso Deus cria o pecado? Porque ao dá a vida Ele dá a vida ao pecado já que pecamos pelas tendencias herdadas ( pecaminosas) Correto ou não?

QUESTÃO 12: Se herdamos a culpa (responsabilidade) do pecado de Adão, também herdamos a culpa de todos os nossos antepassados (descendentes de Adão)? Se não, por que só o de Adão?

QUESTÃO 13: Se recebemos a culpa (responsabilidade) de Adão, então o sacrifício de Cristo na cruz foi eficiente somente para 99,9999...% da humanidade, menos para Adão ???

QUESTÃO 14: O que Jesus expiou na cruz a culpa ou as consequências do pecado? Se foi a culpa, por que nasci com o pecado de Adão e sou culpada diante de Deus pelo pecado de Adão?

QUESTÃO 15: Por que Adão e Eva não morreram no instante que pecaram? E sim, depois de 950 anos?

QUESTÃO 16: Qual morte Jesus sofreu por nós na cruz? A primeira ou a segunda morte?

QUESTÃO 17: Se Jesus morreu a segunda morte, então Adão está perdido, já que a culpa dele não foi expiada na cruz? Se foi, por que eu herdo ela? Por que sou culpada diante de Deus por causa dela?

QUESTÃO 18: Por que em 1 Reis 15:3/15:26/15:34/16:2/16:26/16:31 e 2 Reis 13:6/13:11/17:22 o escritor não disse e "herdou" em vez de andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele?

QUESTÃO 19: "Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado" Jó 13:23; por que Jó não pergunta dos pecados ou culpas de Adão que herdamos?

QUESTÃO 20: Em números 27:3 fala sobre um homem que morreu no seu próprio pecado e não teve filhos, por que o autor disse: "no seu próprio pecado" e não "no pecado seu e de Adão"???

QUESTÃO 21: Por que em Tiago 1:15 diz: "... e o pecado, sendo consumado, gera a morte" e não o pecado, "herdado" gera a morte?

QUESTÃO 22: Em deuteronômio 24:16 diz: "Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado." Por quê? Não herdam os filhos a culpa dos pais???

QUESTÃO 23: Por que em Salmos 25:18 o salmista não pede perdão pelo pecado de Adão, somente o dele?

QUESTÃO 24: Por que não tem esse tipo de oração na Bíblia "perdoa Senhor o meu pecado e o de Adão (tendencias pecaminosas herdadas)???

QUESTÃO 25: Em Isaías 1:18 Deus prometeu perdoar e limpar todos os meus pecados e o de Adão que herdei, por que não tem promessa?

QUESTÃO 26: Se em Romanos 11:27 "E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados." O que Deus está prometendo tirar, os atos pecaminosos ou a natureza pecaminosa? Os pecados por escolha ou os herdados pela genética? Se está prometendo tirar os dois por que meus filhos nascem com essa herança?

QUESTÃO 27: Em Romanos 3:25 diz: "Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;" Por que Paulo escreveu "pecados dantes cometidos" e não faz menção do pecado da carne o qual não escolhi, mas herdei de Adão? E qual o texto bíblico que pode me mostrar que há esperança para o perdão do pecado de Adão que herdei ao nascer?

QUESTÃO 28: Como se dá a conversão do pecado de Adão? Segundo Atos 3:19 "Arrependei-vos e convertei-vos para que seja apagado os vossos pecados", diz que o perdão só vem depois do arrependimento e conversão, então como se arrepende e converte desse pecado?

QUESTÃO 29: Em Hebreus 9:26 diz que Jesus se manifestou "para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo." Se Jesus aniquilou (destruiu) o pecado como eu herdei o de Adão? Qual pecado ele aniquilou?

QUESTÃO 30: Em Hebreus 12:4 diz que devemos combater o pecado, mas o de Adão como se combate?

QUESTÃO 31: "Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;2 Corintios 6:17 Como posso ficar sem tocar em nada impuro se sou culpada do pecado de Adão por herança (tendencia pecaminosa)? Minha carne já esta imunda por natureza?

QUESTÃO 32: "E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." 2 Corintios 6:16
Como pode Deus morar dentro de mim se carrego na carne o pecado de Adão? Como pode haver harmonia entre o pecado genético e Jesus?

QUESTÃO 33: Em Mateus 1:21 diz: "... porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." E o pecado de Adão que herdei não vai salvar? Cadê a promessa para ele?

QUESTÃO 34: Por que Deus está pedindo em Tiago 4:8 para limpar as mãos e o coração e não o pecado herdado de Adão? Aceita-me ele com esse pecado? por quê?

QUESTÃO 35: Em 1 Pedro 4:1 diz que Cristo já cessou o pecado, então porque nasci com o pecado de Adão ainda?

QUESTÃO 36: Se o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (1 João 1:7) porque não purificou de Adão? Se sim, como pôde eu ter herdado o seu pecado?

QUESTÃO 37: Como faz cessar o pecado da carne de herança? Em levítico fala sobre pecado por ignorância, mas o de herança, por que não tem?

QUESTÃO 38: Em Ezequiel 33:16 diz: "De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá" Por que não foi mencionado o de Adão?

QUESTÃO 39: Mateus 9:6 "Ora para que saibas que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados..."
Se Jesus tem autoridade para perdoar a culpa (pecados), por que não perdoou a de Adão?

QUESTÃO 40: Em Ezequiel 21:24 "... aparecendo os vossos pecados em todos os vossos atos..." Porque não foi mencionado o pecado que se herda de Adão?


Será mesmo que somos culpados pelo pecado de Adão? Não é esse o conceito da igreja católica? Como o 4º anjo pode está pregando doutrina católica? Se herdamos a culpa de Adão então o sacrifício de Cristo não valeu para ele, já que sua culpa não foi perdoada e como pode Deus perdoar a minha culpa e a de Adão não? Que confusão é essa? Se sou culpada pelo pecado de Adão e recebo isso pela genética, então Cristo não é meu irmão de carne, nem tem ele a genética humana e foi beneficiado por Deus na luta contra o pecado. Essa é uma forma nova de dizer que Cristo não foi humano e isso é a doutrina do anticristo segundo a bíblia!

Confira agora os debates que tive no facebook.





6 comentários:

  1. Sobre a pergunta de número 5.
    Pelo pecado de um só homem todos nós somos pecadores.E pela obediência de um só (Jesus Cristo ) recebemos a graça.Então não que nascemos justos,mas pelo sangue de Cristo recebemos a Graça se nEle Crer.Em Romanos 3:10-12 diz:
    "10 Como está escrito:
    Não há justo, nem um sequer,
    11 não há quem entenda, na há quem busque a Deus;
    12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há um sequer."
    E então somos justos? Claro que não.

    ResponderExcluir
  2. É claro que eu não sou culpado pelo transgressão de Adão e Ava. Pq casa um dará conta do vosso pecado perante Deus no dia do Juiz. Mas uma coisa é certa, Se adão nao tivesse pecado,nós não teríamos dores, velhice e nem mesmo a morte. Só a Silvana que não tem isso, né? Graça ao nosso Senhor Jesus Cristo que fomos resgatados do lamaçal.

    ResponderExcluir
  3. Um bom texto que desmonta a "falsa" teoria Reformista está no Mensagens Escolhidas - vol. 3 - pg 315/316, relativo ao "NÚMERO FECHADO" dos 144 mil.

    ResponderExcluir
  4. Um bom texto que desmonta a "falsa" teoria Reformista está no Mensagens Escolhidas - vol. 3 - pg 315/316, relativo ao "NÚMERO FECHADO" dos 144 mil.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns irmã silvana Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.