O Vestido da Reforma Segundo Ellen G. White

O vestido da reforma 
Nas Reformas de 1914 é estabelecido como prova de comunhão que os vestidos ou saias das irmãs tenham comprimento que fique no mínimo a 9 polegadas ou 23 centímetros do chão. Isto com base em um testemunho dado em 1867, ou antes. (Ver Testemunhos para a Igreja, vol. 1, pág. 521 - edição recente)...

Quando foi dado esse Testemunho, a moda era que as vestes femininas chegassem ao chão. Em 1868, escreveu Ellen White um folheto intitulado A Reforma do Vestuário, em que disse:

“Se ela vai para o jardim a passear ou trabalhar entre as flores, para aproveitar o refrigerante ar matutino, a menos

que as segure com ambas as mãos, suas saias arrastam pela lama e o orvalho, até que ficam úmidas e enlameadas. A moda se apega a essa roupa, que passa a ser usada nesse caso como uma espécie de esfregão. Isto é excessivamente inconveniente. Mas por amor da moda precisa ser suportado.” Folheto “A Reforma do Vestuário”, pág. 4, citado em Crede em seus Profetas, pág. 200.

"Quando foi estabelecido o Instituto da Reforma da Saúde, os médicos acharam que era desejável para as mulheres um estilo de vestido melhor que as saias longas, arrastando...." (Destaque acrescentado).. 
Crede em seus Profetas, pág. 199.

Neste tópico, respondemos às perguntas: Foi a igreja orientada a fazer prova de comunhão quanto àquela medida dos vestidos e saias para todos os tempos, ou tal estabelecimento de prova pela Reforma contraria a orientação da profetisa? Houve alguma outra orientação posterior?

Estudando a questão da medida do vestido acima referida nos testemunhos, conclui-se que o problema estava mais relacionado com a saúde, a conveniência e a modéstia, do que com a decência.

Não dado como regra absoluta
ou prova de comunhão 

Cremos que se em 1925 os reformistas conhecessem bem os Testemunhos, não teriam estabelecido esse "princípio de fé". Nos escritos de Ellen White é bem claro que o testemunho não foi dado para estabelecer uma regra absoluta para a Igreja. Note estas citações:

"Não fiz do vestido uma pedra de toque." - 4T, 637, em 
Crede em seus Profetas, pág. 205.

"Da parte dos extremistas, esta reforma parecia constituir a suma e substância de sua religião. Era o assunto de conversa e a preocupação da sua alma, e a mente foi assim desviada de Deus e da verdade....". - 4T, 636,637, em 
Crede em seus Profetas,  idem.

"Elas procuravam controlar a consciência das outras pela sua própria. Se a usavam, as outras precisavam fazê-lo. Esqueciam que ninguém devia ser obrigado a usar o vestido da reforma". -
4T, 636 em 
Crede em seus Profetas, pág. 205.

"Algumas ficavam muito perturbadas por eu não tornar o vestuário uma questão de prova, e ainda outras, porque eu aconselhava as que tinham maridos ou filhos descrentes a não adotar o vestido da reforma, visto poder tal ato levar a infortúnio que contrabalançasse todo o bem a ser derivado de seu uso". - 4T, 637 em 
Crede em seus Profetas, págs. 205,206 (Destaques acrescentados).

Ellen White deixa de falar
sobre a reforma do vestuário  

"Foi em princípios e meados da década dos sessenta que se viu em nossas fileiras a maior agitação por causa da questão da reforma do vestuário feminino. Em razão dos extremistas e dos oponentes das mudanças no modo de vestir, a Sra. White deixou cair o assunto por vários anos. Bem pouco mais se ouviu sobre a questão entre nossos escritos até por volta de 1897, quando alguns indagaram por que a reforma específica do vestuário não estava sendo usada, e desejaram reviver o assunto." - (
Crede em seus Profetas , pág. 206; Destaque nosso) . 

A Sra. White escreveu o que damos a seguir:

Ellen White explica por que deixou
de falar sobre o assunto 

"Em resposta às perguntas que me têm chegado recentemente com respeito a reencetar a reforma do vestuário, desejaria dizer que aqueles que têm estado a agitar esta questão podem ficar certos de que não têm sido inspirados pelo Espírito de Deus. O Senhor não indicou que seja dever de nossas irmãs voltarem à reforma nesse sentido. As dificuldades que uma vez tivemos de enfrentar não devem ser suscitadas outra vez. Não precisa haver agora ramificações em formas singulares de vestido. Surgirão continuamente coisas novas e estranhas para levar o povo de Deus a falsas excitações, reavivamentos religiosos e curiosas expansões; NOSSO POVO, PORÉM, NÃO DEVE SER SUJEITO A QUAISQUER PROVAS DE INVENÇÃO HUMANA que venham criar conflitos em nenhum sentido.

"A defesa da velha reforma do vestuário demonstrou-se a cada passo uma batalha. Não havia da parte de alguns uniformidade nem gosto no arranjo do costume, e os que se recusaram a aceitá-lo causaram dissensão e discórdia. Assim foi a causa desonrada. Porque aquilo que foi dado como uma bênção tornou-se em maldição, foi removido o encargo de defender a reforma do vestuário.


"Havia certas coisas que tornavam a reforma do vestuário decidida bênção. Com ela, as anquinhas ridículas, então em moda, não podiam ser usadas; nem a saia longa, arrastando, varrendo a sujeira das ruas...." Manuscrito 167, 1897, citado 
Crede em seus Profetas, págs. 206, 207. (Destaques acrescentados) 

Moda aceitável antes da declaração acima

Em continuação ao que E. G. White vinha dizendo acima, escreveu:

"Nos últimos anos, porém, foi adotada pelo mundo uma moda mais sensata de vestir, que não envolve esses aspectos objetáveis; e se nossas irmãs desejarem fazer seus vestidos segundo esses modelos, simples e singelos, o Senhor não será desonrado por assim fazerem." - Idem, idem.  
(Negrito acrescentado) 

Não era a verdade presente

"A questão do vestuário não tem de ser nossa verdade presente". Criar um caso a esse respeito agora, seria agradar ao inimigo. Ele se deleitaria em ver as mentes desviadas para qualquer assunto pelo qual pudesse criar divisão de sentimentos, e levar nosso povo à contenda. - Ms. 167, 1897, em 
Crede em seus Profetas, pág. 207. 

"Rogo a nosso povo que ande cuidadosa e circunspectamente diante de Deus. Na questão do vestuário, sigam os usos até ao ponto em que eles estejam de acordo com os princípios de saúde. Trajem-se nossas irmãs com simplicidade, como fazem muitas, fazendo seus vestidos de fazenda boa e durável, apropriados para esta época, e não encha a mente a questão do vestuário. Nossas irmãs devem vestir-se de modo simples. Devem trajar-se com roupas modestas, com pudor e sobriedade...." - Idem, idem. (Destaque acrescentado).

É correto o procedimento das reformas de 1914?

Oito anos antes, a Sra. White escrevera:

"Muitos há cuja religião consiste em criticar os hábitos de vestuário e as maneiras. Querem levar todos á sua própria medida. Desejam alongar os que parecem demasiado curtos para sua norma, e cortar outros que parecem por demais compridos. Eles perderam o amor de Deus do coração; porém, julgam possuir espírito de discernimento. Acham que é prerrogativa sua criticar, julgar, devem, porém, arrepender-se de seu erro, e desviar-se de seus pecados.... Amemo-nos uns aos outros. Tenhamos união em nossas fileiras. Tenhamos santificado o coração para com Deus. Olhemos a luz que para nós reside em Jesus. Lembremo-nos de quão paciente e sofredor Ele foi para com os errantes filhos dos homens. Estaríamos em um estado miserável se o Deus do Céu fosse como um de nós, e nos tratasse como somos inclinados a tratar-nos uns aos outros". - R&H, 27/8/1889, citado em "Ellen White - Mensageira da Igreja Remanescente", pág. 201. (Destaque acrescentado).

"Vi que toda a religião de algumas pobres almas, consiste em observar a roupa e os atos dos outros e em os criticar. A menos que se reformem, não haverá no Céu lugar para elas, pois achariam defeitos no próprio Senhor". - 1TS, pág. 44 (Negrito acrescentado).

Não tornar o vestuário
ponto principal da religião 

"Não incentiveis uma classe que centraliza sua religião no vestuário. Cada um estude os claros ensinos das Escrituras quanto à simplicidade e singeleza do vestuário e, pela fiel obediência a esses ensinos, se esforce para dar digno exemplo ao mundo e aos novos na fé". - Orientação da Criança, pág. 429.

"Não há necessidade de tornar a questão do vestuário o ponto principal da vossa religião". - Idem, pág. 428. (Destaques acrescentados)

O vestido da reforma caiu de foco

Em 1883, George I. Butler escreveu:

"Chegou-se a um ponto em que se tornou evidente que o vestido curto, destinado a ser um benefício para nosso povo, veio a ser real entrave à causa, devido à orientação irrazoável de muitos entre nós a esse respeito. A irmã White deixou de falar em seu favor, nem o usou mais ela própria, e dentro em pouco ele deixou de ser geralmente usado". - Suplemento da R&H de 14/8/1883. (Destaque acrescentado).

Note como o vestido das 9 polegadas acima do chão era chamado de vestido curto. A irmã White, ao deixar de usá-lo passou por certo a usar um pouco mais comprido, mas, de qualquer forma, foi retirada a questão da medida, porque estava trazendo confusão na igreja.

Modéstia fictícia e discussões

"Digo portanto às minhas irmãs: Não entreis em discussões quanto ao traje exterior, mas estai certas de possuir o adorno interior de um espírito manso e quieto....

"A falsa prudência, a modéstia fictícia, podem manifestar-se pelo traje exterior, ao passo que o coração se acha em necessidade de adorno interior. Permanecei sempre entregues ao direito".
- Ms. 167, 1897, citado em 
Crede em seus Profetas, págs. 207, 208 (Destaque acrescentado). 

O fator "época"

"Quanto aos testemunhos... o tempo e o lugar, porém, têm que ser considerados". - 1ME, pág. 57.

---------------------------------------------------

Resumo do que aprendemos acima:

1 - Foi dado um testemunho sobre comprimento do vestido: 9 polegadas ou 23 cm acima do chão, porque os vestidos da moda eram compridos demais. Chegavam ao chão.
2 - Foi recomendação e não estabelecimento de princípio. Não foi dado como prova de comunhão.
3 - O assunto criou confusão na Igreja.
4 - Ellen White deixou de falar na "reforma do vestido".
5 - O "vestido da reforma" caiu de foco. Ellen White deixou de usá-lo.
6 - Interrogada sobre o porquê de seu silêncio, respondeu que o Senhor não indicou que era dever de nossas irmãs voltarem à reforma nesse sentido. O que foi dado como bênção tornou-se em maldição. Foi removido o encargo de defender a reforma do vestuário.
7 - O mundo lançou uma moda mais sensata de vestir com modelos simples e singelos que não envolviam "esses aspectos objetáveis". O Senhor não seria desonrado se as nossas irmãs os aceitassem.
8 - Ellen White escreveu que a questão do vestuário não tinha de ser nossa verdade presente.
9 - Recomendou que não entrassem em discussões "sobre o traje exterior."

Meditemos nos testemunhos que citamos a seguir:

Evitar o fanatismo

"Há uma consciência que tudo leva a extremos, tornando os deveres cristãos tão molestos como os judeus tornavam a observância do Sábado.... Um só fanático, de espírito forte e idéias radicais, que oprima a consciência dos que querem proceder direito, fará grande dano. A igreja precisa ser purificada de todas essas influências." - 2ME, pág. 319.

"Alguns tinham introduzido falsos testes e feito de suas próprias idéias e noções o critério, exagerando questões de pouca importância e tornando-as o teste da comunhão cristã, e atando sobre outros fardos pesados. Assim se insinuara um espírito de crítica, censura e dissensão, o que se tornou grande dano para a igreja. E foi dada aos descrentes a impressão de que os adventistas, observadores do sábado, eram um grupo de fanáticos e extremistas, e que sua fé singular se tornava descortês e mesmo de caráter não cristão. Assim, o procedimento de uns poucos extremistas impediu que a influência da verdade alcançasse o povo. 2ME, pág. 318, 319.

"À medida que o fim se aproxima, o inimigo há de trabalhar com todas as suas forças para introduzir entre nós o fanatismo. Ele se regozijaria em ver adventistas do sétimo dia indo a tais extremos que fossem considerados pelo mundo como um bando de fanáticos. Contra esse perigo é-me ordenado advertir ministros e membros leigos. Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma base verdadeira, e firmar os pés num CLARO 'assim diz o Senhor'.

"Os que seguem o exemplo de Cristo não serão extremistas..." - Obreiros Evangélicos, pág. 316 (Destaques acrescentados).

Não é fácil traçar uma linha entre o zelo e o fanatismo. Cada pessoa deve, com ardor e com oração, buscar o "zelo com entendimento", cuidando para não se tornar fanática. "Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio, porque te destruirias a ti mesmo". (Ecl. 7:16).

Um equívoco sobre adoção do
"vestido da reforma" como “norma” 

Uma senhora de outra reforma, certa vez, mostrou-nos no livro “Crede em Seus Profetas”, pág. 204, uma citação de "The Health Reformer" de março de 1868 (O Reformador da Saúde), onde diz:

"A meu pedido, os médicos do Instituto citaram uma porção de doentes internadas.... Medi a altura de doze delas com a distância de seus vestidos até o chão.... A distância dos vestidos era de 8 a 10,5 polegadas. A média, nove polegadas, foi resolvido que fosse a distância justa E ESTÁ ADOTADA COMO NORMA". (Destaques acrescentados)

“Crede em Seus Profetas” diz que "alguém escreveu". Mandamos buscar do White Estate cópia do documento que é citado: "The Health Reformer" (O Reformador da Saúde). O autor do artigo é J.H.Waggoner, pai de Ellet Waggoner. O comprimento do vestido foi adotado como norma NO INSTITUTO DE REFORMA DA SAÚDE (HEALTH REFORM INSTITUTE), E NÃO PELA SRA. WHITE OU PELA IGREJA ADVENTISTA.

Reflexão sobre o problema do vestuário

Ponderemos agora, irmãos reformistas: Se o "vestido da reforma", assim chamado nos escritos de Ellen White, não foi imposto à igreja no século atrasado quando sugerido, por que impô-lo hoje, quando o seu uso (quando a moda não é vestido comprido) serve de escândalo? Como se vê pelos testemunhos citados, a sugestão para o nosso tempo, quanto ao comprimento, seria certamente diferente. Lembremo-nos do fator "época" e usem as nossas irmãs o que "não envolver aspectos objetáveis".

Quanto a todos os outros inconvenientes da roupa moderna, os nossos irmãos devem ser seriamente orientados. Quanto saibamos, naqueles tempos não eram comuns as modas indecentes da atualidade, como, por exemplo, as mini-saias, roupas transparentes, sem mangas, muito decotadas, etc.. Se as houvesse, Ellen White certamente as condenaria energicamente. A Igreja não pode acompanhar o mundo na indecência da moda. A decência é para todas as épocas. Em Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 600, está escrito:

“A moda está deteriorando o intelecto e carcomendo a espiritualidade de nosso povo. A obediência à moda está penetrando nossas igrejas adventistas do sétimo dia, e fazendo mais que qualquer outro poder para separar nosso povo de Deus. Foi-me mostrado que as regras de nossa igreja são muito deficientes. Todas as manifestações de orgulho no vestuário, proibidas na Palavra de Deus, devem ser motivo suficiente para disciplina na igreja. Caso haja continuação em face de advertências, apelos e ameaças, perseverando a pessoa em seguir sua vontade perversa, isto poderá ser considerado como prova de que o coração não foi absolutamente levado à semelhança com Cristo. O eu, e unicamente o eu, é objeto de adoração, e um professo cristão assim induzirá muitos a se afastarem de Deus. . (Ler o capítulo "A simplicidade no Vestuário" em Testemunho Seleto, págs. 592 a 600).

Fonte: Retirado do livro OS ADVENTISTAS E O REFORMISMO DE 1914 de Antônio Ramos Dourado

Fotos de Ellen White jovem e já de idade junto com seus filhos e netos. Lembrando que não há nenhuma foto de EGW com o vestido da reforma, provando que nem ela usava o vestido que a igreja da reforma professa obedecer e exigir dos membros.











42 comentários:

  1. Não vi nenhuma foto de Ellem White de calças ou mini -saias ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não! Naquele tempo não era moda usar mini saia ou calça! A moda era usar vestido com saia balão e arrastando no chão. Além de que sua pergunta foge do tema, que é o fato da própria Ellen não usar o vestido que a reforma impõe aos seus membros, significando que isso não é tão importante como a reforma prega. Mas claro que não é por isso que agora as mulheres podem usar roupa indecente como a mini-saia, mas a igreja também não pode cortar um membro por isso, já que a própria Ellen White disse que o vestuário não dever ser prova de comunhão. Espero que entenda o estudo e não venha tentar distorcer as coisas.

      Excluir
    2. Mto obvio isto. Na epoca de Ellen White as roupas curtas eram objetaveis, recusadas... as roupas longas arrastando no chao era o padrao. Ellen White propos reduzir o tamanho e por isto foi rejeitada sua proposta. Em contrapartida Satanas levantou seus servos para implantar roupas ainda mais curtas q defendiam o feminismo, era uma bandeira levantada pelo esporitismo e isto trouxe confusao. Resultado: a reforma de saude aplicada ao vestuario foi rejeitada.

      Excluir
    3. “Tomemos agora a Revista de agosto de 1958, p. 35: "Talvez se possa tolerar o uso de calças compridas, largas e decentes, para certos serviços, como subir a uma escada para limpar vidraças, galgar montanhas, certas brincadeiras, ou no recesso do lar, etc. Mas, passear pela rua assim vestida, é maneira indigna de chamar a atenção e, certo, não contribui para fomentar o são cristianismo e a boa moral, própria ou alheia". Foi o que publicou nosso órgão oficial, há dezesseis anos.” Revista adventista de 74. Note-se que a própria revista condenava o uso de calça para mulheres na rua e, isso se tornou comum nos ASD em geral. Se a igreja tivesse cortado isso pela raiz, não teria acontecido. Nesse ponto, a igreja da Reforma, está certísima. Ela está seguindo que os adventistas pioneiros viviam.

      Excluir
    4. “Em que ficamos? Em poucas palavras tudo se resume: não abonamos o uso de calças compridas por mulheres, a não ser naquelas condições especiais, muito especiais, mesmo assim calças largas que não realcem as formas do corpo. Esta tem sido sempre a diretriz da Revista. Jamais mudou. A moda dos "slacks", pantalonas e mesmo calças compridas no uso diá- rio não tem o nosso abono. Nem poderia ter. É imoralidade. O que causou estranheza ao consulente foi não ter entendido exatamente o que dissemos.” Silvana de Abreu, Leia esse artigo da revista Adventista e diga que não estamos certos. Analise por si mesma como está sendo a calça das mulheres asd hoje se não marca o corpo? Mostrando ate mesmo o pudor? Elas estão vivendo o que a revista fala em usar calça que não marque o corpo? Calça legging pode, NE? Creio que você vai ter argumentos para defender essa ideologia. Objetivo de satanás é tentar justificar o pecado.

      Excluir
    5. Vou explicar uma coisinha pra você Janilson Salgado. A igreja adventista nunca fez prova de comunhão quanto a vestuário, tanto de homens ou mulheres. Para provar isso eu postei os textos de Ellen White afirmando isso e confirmando a verdade de que a roupa que você usa não pode ser empecilho para você se tornar membro da igreja. Entenda de uma vez que vestuário não é prova de comunhão na igreja adventista, nunca foi e nunca será.

      Quanto a matéria da revista adventista ela não diz que foram cortadas as irmãs que usavam calças, mas que era desaconselhado o uso. A igreja adventista segue a cultura quanto ao vestuário. Se numa determinada cultura é errado a mulher usar calça, a igreja diz para não usar, mas se essa cultura aceita o uso da calça comprida pelas mulheres a igreja não proíbe, entendeu?

      Se não entendeu vou explicar com um caso da reforma. Na igreja da reforma a mulher não pode usar calça porque segundo eles é vestuário masculino, mas nos países onde a cultura não aceita a calça para os homens como as Ilhas Figi e outros países asiáticos os pastores e membros homens da igreja da reforma usam saias. Inclusive eu tenho as fotos deles todos. Tenho fotos dos pastores e membros de saias e junto com as mulheres que também usam saias. Estão todos lindos de saias e camisas, tudo do mesmo "modelinho", você tem que ver. Infelizmente a igreja excluiu a página do facebook que postava essas "fotinhas" comprometedoras e hoje tem um grupo fechado para isso. Tudo isso é tão engraçado! As mulheres não podem usar calça aqui no Brasil, mas os homens podem usar saias em outros países pois é a cultura do país. Muito interessante! A reforma é a igreja da hipocrisia, do faça o que eu falo, mas não o que eu faço. Gosta de condenar a igreja adventista, mas não faz nada melhor ou justo.

      Além de tudo isso eu também tenho fotos de várias mulheres da igreja da reforma usando legging, calça jeans e etc. Tenho fotos da netas de pastores da conferência geral da reforma, tenho fotos de filhas de pastores da reforma. Provas da hipocrisia da reforma eu tenho muitas. E elas são ótimas para acabar com os argumentos reformistas, inclusive tem vários ex-reformistas meus amigos que já saíram de lá por causa dessas fotos que mostro.

      Excluir
    6. Não é comum isso na nossa igreja, é claro que existem uma minoria na condição comprometedora, entretanto, na maioria não. O que eu disse acima é a posição da igreja com relação ao assunto, de pegar no pé dos membros para que isso não acontece. Se isso não for para comunhão então pra que serve o ministério dos pastores e obreiros se não é para preparar, corrigir e levar até os pes de Cristo? A nossa igreja preocupar em todos os aspectos tais como: casamento, guarda do sábado, vestuários, pois estes são e fazem parte dos 4 pilares da fé adventista levando em conta a triplice mensagem angélica. A nossa igreja não sai excluindo membro aqui e acolá por conta de um pequeno mal testemunho quanto ao vestuário, mas adverte, aconselha e tira até o cargo se necessário para o bem dele e de todos (Somos representantes de Cristo e devemos andar a altura da luz que conhecemos). Para o tribunal não pode ir de bermuda, camiseta regata, chapéu e ja pra igreja pode? Tudo bem que asd não vão de bermuda, mas anda na rua livremente. Devemos estar-nos preparados a todo momento com roupas descentes. Não precisa ser terno ou e gravata. É pela roupa que também daremos testemunho de Jesus. Outra coisa quero dizer pra você. É dever da igreja orientar os membros a proceder da melhor maneira possível. Não havendo penalidade, haverá relaxismo. Sabe quando foi que as Mulheres asd começaram a usar calça cumprida livremente? Depois que apareceram na TV novo tempo, uns foram afetando os outros (elas usavam mais dentro de casa) Confesso que em 2001 eu sabia quem era adventista pela roupa que usava durante o dia-a-dia da semana comum, porém hoje, não sei mais por conta do uso de calça, pois as igrejas no geral elas usam. A teoria de um amigo meu ASD é: É melhor usar calça do que usar saia curta bem acima dos joelhos" e infelizmente tenho que concordar com ele, pois ele mesmo diz que sempre quando ía pregar tinha que olhar pro teto. Sabe o por quê disso? a negligência da direção da igreja, irmã; por passar a mão na cabeça. Não estou aqui para denigrir a imagem da igreja adventista. Falo isso para mostrar que a atitude da igreja sobre seus membros foi errado em não pegar no pé do seus membros. Assim como aconteceu no passado com o erro da igreja de Deus, devemos tambem olhar para que isso não aconteça novamente . Estas coisas lhe sobreveio como advertências. Sou simpatizante pela igreja adventista e confesso que toda vez que leio a historia dela e seus fracassos com relação as doutrinas que só fala e não procura cumpri-los, me da vontade de até chorar. Era pra ser uma igreja adventista, ela foi a responsável para tal divisão. Esse texto diz: Cristo diz o seguinte daqueles que se ufanam de sua luz mas não andam nela: “Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós outros. E tu, Cafarnaum [adventistas do sétimo dia que tiveram grande luz], que te ergues até aos céus [com referência a privilégios], serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.” The Review and Herald, 1 de Agosto de 1893.

      Excluir
    7. Eu sei que sua igreja não faz prova de comunhão. Ja devia fazer a muito tempo. Agora entendo por que está nessa condição. Então não vale a pena falar sobre vestuário. Como diz a biblia: Não deis as cães as coisas santas. Mas tenho certeza que os Adventistas sinceros não pensam assim. Se não era pra prova de comunhão então a Sra White perdeu seu tempo com aquele discurso da visão sobre o vestuário. Vou orar para que essa mensagem do vestuário chegue até os adventistas sinceros. Enquanto A sra White no passado lutou para levar avante essa questão, outros sai por ai diminuindo a responsabilidade intrapessoal (do tipo: não irmã, não tem problema usar um palmo mais curto acima dos joelhos Ellen White falou isso porque era muito frio lá nos USA).

      Excluir
    8. Você não entende o que lê ou se faz de desentendido? Ellen White é bem clara em seus textos que você insiste em desconsiderar que o vestuário não é prova de comunhão. Se o vestuário não pode tirar alguém da igreja, quem pode julgar o vestuário dos membros? Você? Não seria esse assunto problema de Deus e a pessoa que está errada? O que você parece ignorar e a sua igreja também é que tem coisas que não cabe a igreja julgar, mas instruir, ensinar. Quem vai julgar o vestuário das mulheres adventistas é Deus e não você ou sua igreja. O que você está fazendo é descrer no que Ellen White escreveu e colocar sua opinião pessoal sobre o que a igreja deve fazer com as mulheres que não andam segundo o seu intendimento sobre modéstia cristã.

      O fato da igreja não excluir ou disciplinar as irmãs por causa do vestuário é pedra de tropeço para você e para os reformistas em geral, porque para vocês a igreja deve lesgislar sobre a mente de seus membros e ela deve definir tudo o que pode ou não fazer, mas ao encontrar com uma igreja que obedece ao um claro assim diz o Senhor, você se revolta? Porque acha que está errado esse proceder? Então eu te aconselho a reclamar diretamente com Deus sobre o assunto, pois os textos que postei acima que eu duvido que tenha lido são bem claros quanto ao assunto. Já a questão de que há salvação para a irmã que usa mini saia, isso não cabe a mim julgar, pois a salvação é individual e eu não uso mini saia. Meu vestuário é problema meu com meu Deus e somente Ele pode julgar se é digno ou não.

      Excluir
    9. É obvio que não é nosso papel julgar o próximo, mas é nosso dever falar igual a João Batista: "Arrependei-vos e convertei-vos." Deus há de pedi conta no dia do juiz cada pecado, principalmente a negligencia. Então tá, você quer dizer que, se uma adventista ter como hábito a andar por ai de mini-saia, shortinho pra lá de curto a sua igreja não fala nada?

      Excluir
    10. A igreja fala. Quem disse que não? Todas se consertam com o tempo ou saem da igreja.

      Excluir
    11. Cadê aquela foto de Ellen white com vestido na metade da canela e com calça comprida por baixo?

      Excluir
    12. Cade as fotos de Ellen White, sua irmã e sua nora usando joias? E por que não falam que ela comia lagostas?

      Excluir
    13. Não existem tais fotos, delas usando joias. Ellen White não comia lagostas, isso é fake news. Vamos parar de ler notícia falsa no whatsapp e procurar as fontes corretas para confirmar os fatos?!

      Excluir
    14. Não existem fotos de Ellen White usando saia na metade da canela e com calça comprida por baixo. A foto que viu no livro publicado pela reforma é de uma pessoa desconhecida.

      Excluir
  2. nao devemos esquecer de que onde ela Morava e muitoo frio .. oito meses de frio..
    e quanto a moda, nos mulheres nao devemos ser uma pedra de tropeco para os irmaos mais fracos.
    pela nosso modo de vestir vamos levar muitos homens a pecar.. Melhor lhe for a q se lhe pendurasse ao pescoco uma pedra de moinho e fosse lancada ao mar, do que fazer tropecar um destes pequeninos ... hoje as mulheres nao tem respeito por elas mesmas .. como diz a pena inspirada O vestuario e o nosso deus... have mercy Lord!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem haver o onde ela morava ser frio? Nos seus textos não dizem que o vestido da visão só servia para quem morasse em países tropicais como o Brasil. Você está mais perdida do que cachorro quando cai da mudança! Kkkkk...

      Excluir
    2. Os escritos sobre reforma do vestuário e claro e diz nos testemunhos q muitas mulheres vão se perder por causa de suas vestes.
      Creio eu que vale a pena se vestir na norma como Deus pede imagina sabermos o que devemos Faser e não Faser por capricho.
      Aí e fogo minha amiga devemow renunciar a nossa vontade isso fisetao todos os que querem ir ao ceu.

      Excluir
    3. Onde está escrito que as mulheres vão se perder por causa de suas vestes? Me mostre os textos para gente poder ver o contexto se é assim como você falou!

      Excluir
    4. Vendo os comentários percebi que os pontos sobre as vestes especialmente feminino estão somente nos escritos de E.G.E.
      A BÍBLIA não dá esses ajustes que a IASD-MR pede em suas NORMAS.

      Excluir
    5. Ellem White só ficou nos estados Unidos? Vc acha mesmo que ellem White mesmo nos lugares frio ficava de roupas tranparente, curta, de calça de varias maneira? Parabens Silvana por defender com unhas e dentes a doutrina de satanas. É isso que satanas quer que a moda mundana adentra nas igrejas. Se 9 polegadas era considerado curto naquele tempo ainda mais mostrando a bunda. Seria melhor ficar sem roupas mesmo. fique atento que mostrarei pra vcs na revista adventidta sobre calça para mulheres. Quem vai responder esse artigo seu não seremos nós e sim a revista adventista.

      Excluir
    6. Janilson Salgado, quando as mulheres da reforma postam fotos de biquini no facebook você dão disciplina? Pois eu nunca vi uma ser disciplinada por isso. Elas postam fotos de short curtinho no facebook e são membros normais da igreja. Inclusive você podia vim aqui na minha cidade e pedir a exclusão dessas irmãs que tem fotos de biquini e short no facebook, por favor. Gostaria de ver isso acontecer. E toma cuidado, pois as mesmas são filhas e mulheres dos maiores pagadores de dízimo da igreja, pois pode acontecer de que no outro mês vocês não tenham mais o dízimo deles como salário e a igreja tenha que fechar as portas.

      Excluir
    7. Irmã! Nunca defenderei professo reformistas vestidas somente de biquini em praia. Concordo com você que isso é errado, mas eu tenho certeza que se a igreja souber da mesma adverte-na como ja foi advertida, ja trabalhei por pouco tempo como lider da igreja e sei como confuciona. Não é comum isso na nossa igreja e é tanto que vc sabe disso, me desculpe mais uma vez, na sua igreja irmã é comum isso de não só andar na praia mas em lugares fora da mesma. Não pode e sei que a igreja Adventista não concorda com isso, mas a igreja assume o erro indiretamente quando não faz nada. Se você presenciar um assassinato e não falar pra justiça, você torna cúmplice, entretanto, essa é a diferença das igrejas Reformista X ASD; quando uma aperta a outra afrouxa. e quanto ao que você diz das irmão que pagam dízimo. A nossa igreja não corre risco de fechar as portas porque temos muito poucos salões alugados. Isso não acontece na igreja ASD? Acho que você deveria conhecer a historia do aprestador do programa Evidencias. Porque será que ele foi pro outro pais? Irmão não estou pra defender erro de pessoas e sim mostrar a verdade "Como a verdadeira igreja deve agir quando um membro está com falhas.

      Excluir
    8. No dia que conseguir fazer as irmãs da sua igreja andar na linha quanto a reforma de vestuário pregada por vocês e exigida segundo suas doutrinas. Quando não tiverem nenhuma irmã com fotos de biquíni ou shorts e calças compridas no facebook. Você vem aqui dá palpite na minha igreja!

      Excluir
  3. Complicado assunto... diz o ditado que se conselho fosse bom seria vendido... e por incrivel que parece alguns sao vendidos mesmo e tem alguns que compram - IASDMR - Por que a Sra White escreveu sobre comprimento de vestimenta das mulheres, qual a FINALIDADE mesmo

    ResponderExcluir
  4. Pior é na igreja que frequento, pois nós muitas vezes temos que olhar para cima ou para baixo durante os cultos quando estamos fazendo a lição da escola sabatina, quando fazemos parte da plataforma, ou quando estamos fazendo qualquer outra coisa a frente durante os cultos. E quando falamos ainda se aborrecem. Irmã Joanna, a senhora não tá perdida não, tá certíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão de algumas mulheres na igreja adventistas usarem mini-saia não é discutida aqui nesse estudo. O estudo é sobre ser o vestuário questão de corte na igreja ou mesmo ingresso. As irmãs que usam mini saia ou mesmo saia no joelho estão com graves problemas espirituais e deve ser tratado, mas agora usar os textos de Ellen White para tirar ou aceitar pessoas na igreja por causa de não usar o vestido a 9 polegadas do chão não é correto e nem bíblico. A igreja precisa lidar com a moda e decência, não quero desmerecer isso com o estudo. O problema aqui abordado é outro. Espero que entenda!

      Excluir
    2. Se VC com sua vestimenta faz um irmão pecar VC e culpada irmã então por isso temos como base a reforma da.vestimenta

      Excluir
    3. De qualquer forma Cristo vem e que VC não regente a luz te q e dada pelo escritos da irmã white

      Excluir
    4. Onde está escrito que se uma mulher veste roupa indecente e o homem pecar ela vai perder o céu???

      Excluir
    5. Precisa está escrito dessa forma que você quer? Pq a roupa dos israelita era diferente dos impios? Não tem significado nenhum, né? Leia: Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 593, 594. “Não terão nossas irmãs suficiente zelo e força moral para se colocarem, sem desculpas, sobre a plataforma bíblica? O apóstolo deu mui explícitas direções sobre esse ponto: "Quero pois que ... as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro(...). I Pedro 3:3: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos... Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos”. Naquele tempo não era como hoje monida de vestimenta imoral.Caso contrario teríamos trocentas. veja mais citações: “Esse casal, que não tinha pecados, não fazia uso de vestes artificiais; estavam revestidos de uma cobertura de luz e glória, tal como a usam os anjos. Enquanto viveram em obediência a Deus, esta veste de luz continuou a envolvê-los.” Patriarcas e Profetas, p. 45. Pós pecado veja: “Os olhos de ambos se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.” Gênesis 3:7. Agora, sim, estavam realmente nus. Nada aqui na terra se compara com a vestimenta que Deus preparou para Adão e Eva, mas devemos usar a que Deus mostrou pra Ellem White. “Também não subirás ao Meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez.” Êxodo 20: 26. A reforma do vestuário faz parte essencial da mensagem do Movimento de Reforma, como o foi para o ministério profético de Elias e João Batista; contudo essa reforma deve vir do interior para o exterior, do coração onde Jesus reina para a prática diária da vida.

      O próprio Jesus assegurou: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas.” Mateus 17: 11. Se o interior está corrompido, não haverá mudança mesmo e isso se aplicam a todos.

      Excluir
    6. Gostei do final desse texto "contudo essa reforma deve vir do interior para o exterior, do coração onde Jesus reina para a prática diária da vida." Você devia meditar mais nessa parte. A reforma deve vim do interior e não o contrário como prega a reforma que impõe as mulheres como devem vestir. Por isso as irmãs da reforma vão de saia na igreja, mas postam fotos no facebook de biquíni e short curto. Isso mostra que não houve mudança interior, mas o desejo de aparecer e mostrar o corpo está latente em seus interior e só não vão a igreja de mini saia porque lá são proibidas. A diferença da irmã reformista que usa saia na igreja e tira foto de biquíni para a adventista que vai para a igreja de mini saia é nula. Seu interior é o mesmo. As duas tem desejos semelhantes e estão sem Cristo. Quando vejo as irmãs semi nuas da reforma no facebook vejo que essa doutrina de obrigar as mulheres usarem saias a 9 polegadas acima do chão não resolveu nadinha o problema do pecado interior delas. O que a reforma faz é passar uma maquiagem no exterior para depois sair atacando a igreja alheia e acusar na internet esse povo que não lhe pertence de apostatados e perdidos. Sinto muito, mas perdido está você tentando remendar e consertar o que não tem solução.

      Excluir
    7. O mais engraçado é que quando perguntaram pra Jesus o que fariam pelos mulheres que se vestiam indecentemente, Jesus não pediu colocou a culpa nelas "mas se o seu olho te faz pecar, arranque-o fora, e se suas mãos te fazem pecar, corte-a fora" se os seus olhos te fazem pecar irmã, arranque eles fora.

      Excluir
  5. É claro que é discutida o fato de se usar mini saias na asd..

    Está totalmente dentro do assunto..
    Mas a Silvana Abreu já percebi outras vezes ...sempre foge do assunto quando tocam nas feridas asd...
    Por aí está se vendo quem está mais perdida do que cachorro quando cai da mudança...

    ....com relação as 9 polegadas falarei qd tiver mais tempo...
    Porém já deixo a pergunta...
    DEUS DEU 3 VISÕES DE VESTUÁRIO PRA HELEN WHITE para que se escolher qual das 3 vestir?
    Ou deixa ali bem claro qual seria a melhor????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou deixar Ellen White te responder. Se tiver em casa leia o livro Testemunhos para a Igreja, volume 4, capítulo 62: "Simplicidade no Vestuário", mas leia tudo para entender que a visão não foi dada para que a igreja adventista fizesse desse assunto ponto de comunhão da igreja. Espero que de uma vez por todas os reformistas entendam que a igreja Adventista NUNCA fez desse tema ponto de comunhão ou seja, nunca foi exigido de seus membros usar saias a 9 polegadas acima do chão, isso é invenção reformista, posterior a morte de Ellen White.

      E vou deixar aqui um trecho do livro que citei onde Ellen White fala a pessoas como você sobre o sonho dela e o que ela pensava sobre o tema: "Isso não foi tudo. Algumas que adotaram a reforma não estavam contentes em mostrar pelo exemplo as vantagens do vestuário, dando, quando indagadas, suas razões por adotá-lo, e deixando que a questão aí parasse. Buscavam controlar a consciência de outros por sua própria. Se o adotavam, outros deveriam adotá-lo. Esqueceram-se de que ninguém era obrigado a usar o vestido da reforma." {T4 636.1}

      Excluir
    2. Quanto ao assunto da mini saia, não é que eu fujo do assunto, mas ele é irrelevante para minha salvação ou mesmo para o meu blog. Primeiro que eu não uso mini-saia, nem minha filha e muito menos gosto da saia no joelho. Não tenho nenhuma saia curta, todas são longas, mas nunca medi nenhuma para ver se estavam a 9 polegadas acima do joelho como fazem alguns pastores da reforma para ver se podem batizar uma mulher. Eu mesma já passei essa vergonha de aceitar um pastor se meter com minhas saias e olha que não era porque estavam curtas, mas porque estavam mais compridas que o sonho de EGW. E por fim não discuto aqui sobre mini-saia porque Ellen White já disse a mais de 100 anos que o vestido reformado era para ser visto pelos outros membros e assim dar exemplo para outras seguirem. Hoje graças a Deus nas igrejas que frequento são uma minoria de mulheres e normalmente são jovens que usam essas mini-saias e normalmente eles não tem cargos e nem podem cantar na frente da igreja. Normalmente essas mulheres que usam essas saias tem um pé mais no mundo do que na igreja e vão por costume, mas como Ellen White disse e como Cristo quer que sejamos exemplo, pois no dia do juízo elas não terão como dizer que foram orientadas e avisadas. E nunca se esqueça que a salvação é individual e nem sempre a igreja está autorizada a excluir o faltoso e pecador. O que a reforma não entende é isso. Como Deus pode deixar uma mulher se vestir como quer? Para uma sociedade machista e controladora esse discurso é duro demais, por isso saem e formam outra igreja que vá de encontro com suas opiniões e não com um ASSIM DIZ O SENHOR.

      Excluir
  6. Realmente não é para se medir as polegadas mesmo não, porque uma pessoa baixinha a saia vai ficar no joelho, então foi estabelecido de usar a saia tampando as panturrilhas, aí tanto as altas como as baixas estarão no mesmo patamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois nos textos de Ellen White diz que as saias que ela viu tinha mais ou menos 9 polegadas acima do chão e agora vem os reformistas e inventam outra norma? Nos documentos que tenho da reforma diz que é 9 polegadas acima do chão. De onde tirou essa de tampar a panturrilha? Onde está escrito isso?

      Excluir
  7. Parabéns para Silvana Abreu. Vc é muito corajosa, muito inteligente. Vc está certa. Tem mostrar a verdade para as pessoas não caia tentação da reforma.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou impressionado com a atitude desses pretensos reformistas em deixar os princípios cristãos, para seguir as normas do mundo.sou sobrinho de um dos pioneiros da reforma em minha cidade. via a forma como se trajavam e era muito decente.mas os pioneiros morreram,e seus descendentes mudaram sua forma de vestir, aderindo ao uniforme do mundo. me causa muita tristeza ver que alguns "reformistas" estão também, seguindo o caminho do mundo. quando eu leio Deuteronômio 22:5, eu vejo ali um princípio imutável,que Deus estabeleceu para o seu povo, afim de diferenciá-lo do mundo. mas os homens, com sua astúcia e pretenso saber, começou a mudar a verdade em mentira,e estamos hoje nessa eterna discórdia. mas um dia veremos a diferença daqueles "que servem a Deus, e dos que não servem". espero que todos busquem a direção de Deus e a unção do espírito santo, a fim de quer sejam convertidos antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  9. talvez vocês não quiseram colocar,mas ha foto de Ellen White usando o traje da reforma si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem. O que existe é uma foto de uma pessoa desconhecida com o vestido reformado e não é Ellen White.

      Excluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.