Erros Teológicos dos "Reformistas"


Retirado da seção caixa de perguntas da revista adventista de abril de 1941

A Mulher de Apocalipse 12

Que representa a "mulher" de Apocalipse 12, e quem é "o resto da sua semente"? Os reformistas afirmam que a mulher representa a nossa igreja e o "resto da sua semente" é um símbolo do movimento deles. Gostaria de ter uma explicação.


Um estudo cuidadoso das escrituras revela que o símbolo de uma esposa fiel e pura é empregado várias vezes para representar a verdadeira igreja de Deus na terra (Ver Jer. 6: 2; II Cor. 11: 2; Gál. 4: 26; Apoc. 21: 2, 9; 22:17), ao passo que uma esposa infiel ou mulher impura significa uma igreja apostatada (Ver Oséias 1-3; Ezeq. 23; Apoc. 17).

Notemos os característicos desta mulher de Apocalipse 12:

1. Está vestida do sol (Apoc. 12:1). Já que o vestido representa o caráter do individuo (Isa. 64:6; Zac. 3:1-5; Apoc. 19:8) , e Cristo é o "sol da justiça" (Mal. 4:2; S. João 1:4, 9; 8:12) , depreende-se que a mulher está vestida do caráter glorioso de Cristo.

2. Tinha a lua debaixo de seus pés. A lua não tem luz própria, mas recebe-a do sol. Em comparação com a luz direta do sol, a da lua é muito débil; mas à noite, quando não temos a luz do sol, a da lua é muito apreciada. Se o sol, de que a mulher está vestida, representa o caráter de Cristo, do qual depende a salvação dos pecadores, a lua deve representar algum meio que o reflete. Encontramos este reflexo nas Sagradas Escrituras: a "palavra dos profetas", que constitui uma lâmpada para os nossos pés e uma "luz" para o nosso caminho (I S. Ped. 1:19; Sal. 119:105). Também se encontra indiscutivelmente nos ritos e símbolos do culto dos hebreus, que simbolizava o caráter e a obra salvadora de Jesus.

A lua debaixo de seus pés quer dizer que as profecias e os ritos e símbolos do culto hebreu constituem a base segura para os pés da mulher.

3. A coroa de doze estrelas representa, sem dúvida, os doze apóstolos de Jesus, que, por certo, ensinaram a justiça a muitos (Dan-12:3), bem como os que depois haviam de continuar a tarefa como dirigentes da igreja de Deus, sob a guia de Cristo e do Espírito Santo (Apoc. 1:20).

Limitar a mulher à igreja adventista hodierna não está de acordo com a descrição dada em Apoc. 12:1-6, posto ser evidente que ela representa também a igreja israelita ao tempo do nascimento de Jesus. Temos de reconhecer que esta mulher representa a verdadeira igreja de Deus na terra, desde o nascimento de Cristo até o fim. A semente da mulher representa em primeiro lugar a Cristo, a Semente prometida (Gên. 3:15, última parte) que por fim havia de aniquilar "a antiga serpente, chamada o diabo, e Satanás" (Apoc. 12:9). Segundo: representa a todos os filhos de Deus que vivem na terra e estão redimidos em virtude do sacrifício efetuado por nosso Salvador (Gên. 3:15, primeira parte). Em Apocalipse 12:17, o "resto da sua semente" ou, conforme a tradução de Figueiredo, os "outros seus filhos", representam os verdadeiros filhos de Deus que viverão na terra nos derradeiros dias, constituindo a última fase da história da gloriosa mulher de Apocalipse 12. A mulher representa a verdadeira igreja de Deus considerada como uma unidade, ao passo que a semente, as pessoas que a compõem.

É evidente que o astuto inimigo que tem estado em guerra contra a igreja de Deus, desde seu primeiro encontro com Eva no Jardim do Éden, reconhece esta identidade entre a mulher e a semente, pois a passagem de que nos ocupamos agora diz: " E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente. " Para ele, tanto "a mulher" como o "resto da sua semente" são inimigos.

Muito diferente é o caso da mulher caída, Babilônia, descrita em Apocalipse 17, que está em completa harmonia com a besta de cor escarlata (evidentemente, idêntica ao dragão vermelho de Apoc. 12).

Diz a Sra. White: "O termo 'Babilônia' é derivado de 'Babel' e significa confusão. É empregado nas Escrituras para designar as várias formas de religião falsa ou apóstata." — O Conflito dos Séculos, pág. 381. "A mulher (Babilônia) descrita em Apocalipse 17... é Roma." — Idem, pág. 382. Pela citação anterior depreende-se que "Roma" aqui significa a igreja católica, romana.

"Os reformistas" evidentemente se enganam ao procurarem estabelecer uma distinção entre a mulher gloriosa de Apoc. 12 e o "resto da sua semente". Afirmam que esta mulher representa a última fase de sua história, em que apóstata da fé. Para refutar semelhante interpretação basta dizer-se que está em total desacordo com o quadro profético de Apoc. 12, que de princípio ao fim trata de uma só mulher pura, a igreja fiel.
A mulher impura, que se chama Babilônia e representa a igreja apóstata, é apresentada em Apoc. 17 e 18, cuja descrição é tão distinta da mulher de Apoc. 12, que é impossível
haver confusão entre ambas. Os "reformistas" devem sentir-se em apuros quando têm de recorrer a tais interpretações confusas para sustentar sua tese.

15 comentários:

  1. ADVENTISTAS estudam, estudam, estudam...E ERRAM FEIO! COMETENDO HERESIAS "GRITANTES"...Como por exemplo: ENSINAR QUE JESUS CRISTO É O ARCANJO "MIGUEL"...

    A terminação "EL" também está no nome do anjo Gabriel. Por isso, Gabriel é o Senhor Jesus?

    * Muitas heresias são encontradas em diversos grupos religiosos que TENTAM INTERPRETAR AS ESCRITURAS COM A MENTE CARNAL, E O RACIOCÍNIO HUMANO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, acho que entrou em blog errado. Aqui não se discute as doutrinas adventistas, mas de uma igreja dissidente dela que saiu em 1914 e vive criticando a igreja adventista.

      Excluir
    2. sou reformista, estudo em escola adventista, amo muito os adventistas, e em geral, nós somos muito amigos dos advenistas, claro que como tem irmãos adventistas que criticam a reforma, tem irmãos reformistas que criticam os adventista, mas em geral, temos muito apresso pela igreja adventista

      Excluir
  2. meu nome é Gabriel, sou reformista, me ofendi nesse blog, tudo o que eu li aqui não existe, em questão de doutrinas esse blog está fazendo uma bagunça muito grande, vcs não sabem como é realmente a reforma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, eu fui reformista por 16 anos e meu marido 30 anos. Sabemos muito bem o que é a reforma e suas doutrinas. Você que está desinformado sobre sua igreja e foi enganado como nós fomos. Sugiro que reveja seus conceitos!

      Excluir
  3. Silvana, vc foi reformista 16 anos e pelo jeito não aprendeu nada!! Nunca ensinamos que a mulher de apocalipse 12 representa a IASD. Desafio vc a mostrar alguma publicação oficial neste sentido. Ou faça isto ou exclua esta falsa e mentirosa afirmação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alto clamor, essa história de que a reforma representa a semente da mulher de apocalipse 12 é comum dentro da igreja reformista. É só perguntar a um membro mais antigo que ele vai dizer que eles são a semente da mulher e que a igreja adventista é a mulher. Coisa mais comum que se ouve no meio reformista. Quanto a ter algo escrito não me lembro se tem ou onde tem. Provavelmente tem, mas ando sem tempo para isso no momento. Vou pedir para meu marido procurar para mim e depois posto para você, vê que sua igreja é incoerente, apesar de você já desconfiar, mas resiste ao obvio.

      Excluir
  4. Amós 3:3 indaga: "Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?" - e que a Srª White havia profetizado: "Muitos que agora estão apenas meio convertidos no tocante à questão de comer carne, se afastarão do povo de Deus para não mais andar com eles.” Eventos Finais, pág. 82. - Assim, a IASD e a IASD MR não podem andar juntas pois discordam em muitos pontos: questão de comer carne, questão de divórcio e novo casamento etc. Assim, aos adventistas que criticam e odeiam a IASD MR desejo que tenham boa saúde, tenham boa situação financeira, vivam felizes em seus lares, e se salvem...Pois isso é o que ensina Jesus em Mateus 5:44... Em Mateus 5: 11 e 12 Jesus chama de bem-aventurados os que sofrem perseguição e maledicência, pois os profetas anteriores também foram perseguidos e injuriados...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ver fonte impressa ou oficial. Mostra a fonte Silvana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai?! Tá negando o óbvio? Se a reforma não é a semente da mulher quem é ela na profecia? Claro que ela ensina que ela é a semente da mulher. Em todo livro que ela produz onde se encontra o estudo sobre a mulher de apocalipse 12 ela se diz ser a semente. Precisa adquirir os livros que sua igreja produz e lê-los mais.

      Excluir
    2. Sabemos a verdade sobre nossa igreja, mas o que queremos é que fale e prove, estão te pedindo provas porque não dá? Porque fez esse artigo sem uma prova pra mostra aqui? Porque não dá a prova que eles estão te pedindo nos comentários? Porque? Porque?!! ninguém se importar com o que você diz, eles querem é provas!

      Excluir
    3. Janylsa Souza pergunta para o pastor da sua igreja quem é a semente da mulher citada no livro de Apocalipse 12. Ele vai ter responder e dai terá a prova. É simples! Não precisa vim aqui dizer que eu não provo, pois isso é claro na igreja da reforma. Mas vou ver aqui se encontro a explicação deles em algum livro, mas tenho certeza que será em vão já que mesmo vendo o que eles escrevem vocês ainda se recusam a ver a verdade.

      Excluir
    4. Para quem acha que a igreja da reforma não ensina que ela é o remanescente profetizado em apocalipse 12. Leia o estudo 2 "A igreja e o remanescente" da coleção Laodiceia que se encontra no livro A mensagem de Deus ao povo do advento da IASD-MR.

      Excluir
  6. eu Visitei a igreja adventista movimento de reforma ver que lá dentro existem muitas pessoas boas gentes alegres e receptivos eu sou Adventista do Sétimo Dia e pretendo um dia ser Pastor mas vi lá dentro coisas que não eram necessários vi o erro que cometeram em dividir o povo de Deus uma coisa que ano a gente não recomendou... eu sei que a melhor alimentação é alimentação que Deus criou mas comer carne não leva a perdição... Eleger nossos representantes recomendação bíblica não devemos dar para os olhos para isso... Existem interpretações simbólicas erradas em relação Apocalipse sim dentro da igreja adventista da reforma... Meus Meus Caros Amigos da Igreja Adventista da reforma não quero falar mal de vocês de jeito algum mas não havia necessidade de tudo isso Vamos juntar o povo de Deus a ser um povo unido que sabe o certo e quer botar em prática não havia necessidade separação no povo de Deus como disse anteriormente só desejo o melhor para todos vocês muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Eu fui visitar a igreja adventista da reforma... sou Adventista do Sétimo Dia e pretendo um dia me formar em pastor mas a minha opinião em relação... é que não tem necessidade de separar o povo de Deus ela é mais recomendável que o povo de Deus não criasse discórdia entre um e outro sabemos que podem dizer que não é discórdia mas foi uma separação desnecessária... As doutrinas são diferentes comer carne não leva a perdição devemos comer carnes puras como recomenda Levítico sabemos que a melhor alimentação que Deus recomenda é a alimentação do Jardim do Éden alimentação criada por Deus mas como eu disse comer carne pura que foi recomendada por Deus não traz a perdição também uma coisa que acho em relação a eleger nossos representantes a Bíblia recomenda que devemos obedecer nossos representantes e escore e escolher os nossos prefeitos e candidatos... quando foi na igreja adventista da reforma vi que as pessoas geração alegres receptivas inclusive Desejo tudo de bom para vocês mas a minha opinião é que não haveria necessidade de separação na verdade não tem!...
    Ellen White recomendou isso..
    Deus abençoe todos vocês não quero não quero criar discórdia... Mas a mãe de vocês que está em conjunto com a Novo Tempo Escola Adventista Hospital Adventista Instituto nova semente e diversas outras coisas é maior maior em questão de Bíblia maior em questão de verdade e não a interpretação errada da palavra de Deus igual a vocês têm por isso desejo a vocês vida longa e que vocês possam a cada dia interpretar a Bíblia de maneira correta Obrigado e boa tarde ��

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.