O Que Pensam os Reformistas Sobre os Adventistas e Vice-Versa


Recentemente uma senhora fiel, pertencente ao Movimento de Reforma, disse-me algo significativo: "Nunca vi tantos reformistas passarem para a Igreja Adventista como agora. O QUE ESTÁ ACONTECENDO?"

Realmente, depois que alguns em São Paulo fizeram uma acertada escolha, cerca de cinquenta ex-reformistas no sul do País (São Paulo e Paraná, especialmente) abandonaram
aquela comunidade, batizando-se em nossa igreja. Outros estão aguardando só mais um pouquinho para serem batizados, além de inúmeros cuja confiança na Igreja Adventista está aumentando gradativamente. Afora esses há os que simulam crença incondicional naquele movimento, mas lá permanecem apenas por mera conveniência, capricho, pecaminosa teimosia e ferrenho apego à ignorância. Os poucos pertencentes a esta classe chegam mesmo a desdenhar qualquer consideração que a eles estejamos dispostos a demonstrar. Essa minoria é constituída pela maioria dos líderes e por alguns leigos igualmente obstinados.

Alguns da liderança e muitos entre os leigos, entretanto, são sinceros; a esses a Verdade Presente ainda atingirá plenamente tal como ela é, e não como aqueles líderes caprichosos querem que ela seja, pois a Providência jamais abandonará os que manifestam procedimento íntegro.

A pergunta daquela piedosa senhora fez-me raciocinar por longos dias. Só com experiência em ambos os ambientes é que se pode estabelecer comparações válidas para se chegar a alguma conclusão também válida. Meditemos sobre os tópicos que se seguem:

O Que Pensam os ASD do Movimento de Reforma

Tenho hoje a sublime felicidade de ter convívio com membros humildes da IASD, bem como com os departamentais de diversos setores, dos mais variados escalões. A Faculdade Adventista de Teologia, da qual sou aluno, é constantemente visitada por personalidades as mais variadas, já por estar situada em território da União Sul-Brasileira, a mais forte do País, já por estar no coração da Associação Paulista, uma das mais fortes do mundo (mais de 40 mil membros).

Assim, posso afirmar que os ASD pensam:

1 — Que o ministério do MR é culto, esclarecido e missionariamente ativo;
2 — Que o MR possui instituições escolares, hospitalares e editoriais em diversas partes do Brasil e do mundo;
3 — Que o MR dispõe de livros de colportagem de diversos autores dinâmicos em diversas línguas;
4 — Que na América do Norte existem milhares de reformistas;
5 — Que o MR é um só desde 1914 (assim como os reformistas, nem todos os ASD conhecem o "Livro do Pecado");
6 — Que o MR é composto de membros zelosos, honestos, fervorosos e estudiosos da Bíblia e dos Testemunhos;
7 — Que o MR é um grupo de pessoas que absolutamente não provam alimentos cárneos e
8 — Que o MR é uma igreja formada de membros zelosos no que diz respeito à reforma do vestuário, etc.

Como notam os leitores, os ASD SÓ PENSAM COISAS BOAS a respeito do Movimento de Reforma, embora, como veremos adiante, a recíproca não seja verdadeira. Porém, pelo menos nos 5 primeiros pontos acima os ASD estão completamente enganados! Assim sabem VALORIZAR a comunidade alheia, porquanto o povo ASD é um povo nobre e que também acredita na nobreza dos outros.
Por outro lado, consideremos:

O Que Pensam os Reformistas da IASD

Infelizmente isto me é muito familiar desde a primeira infância, a saber:

1 — Que o ministério da IASD é constituído por homens apóstatas;
2 — Que os ASD são ardorosos pregadores da Verdade Presente, embora não a pratiquem;
3 — Que a IASD está em todos os aspectos unida ao mundo, e seus membros prontos inclusive, em caso de guerra, a pegar em armas para exterminar os seus semelhantes;
4 — Que a IASD está ligada com os movimentos ecumênicos, sendo, para tanto, desde já, membro do Concílio Mundial das Igrejas;
5 — Que os poucos zelosos quanto à alimentação, vestuário, etc, algum dia ainda virão a aceitar o "evangelho" do MR;
6 — Que quem mais se beneficiará, em futuro não muito remoto, com a pregação do Evangelho Eterno (Voz da Profecia, Colportagem, Evangelismo Pessoal e Denominacional, etc.) é o MR por ocasião da chuva serôdia;
7 — Que as instituições adventistas (escolas, hospitais, editoras) são apenas demonstrações de grandeza secular;
8 — Que a IASD adultera os Testemunhos (nem todos são publicados conforme o original, ou na sua íntegra);
9 — Que dentro de mais alguns anos a IASD perderá o direito de publicar os Testemunhos. Então o MR irá fazê-lo "como convém";
10 — Que a I A S D apoia o quebrantamento do 7º mandamento;
11 — Que a direção da IASD mudou, por mera conveniência, o seu modo de crer quanto ao Santuário, 144.000, etc;
12 — Que o pastor distrital, na IASD, tem uma "quota" anual em matéria de batismos, e se a mesma não for alcançada o pastor, além de não receber promoção, recebe descomposturas dos seus superiores hierárquicos. Destarte, para "cobrir a quota", são batizadas pessoas fumantes, etc;
13 — Que o MR tem o direito de ser sacrílego chamando a IASD de prostituta, gaiola, etc. Assim, cada vez repetindo com mais ênfase o mesmo ramerrão, os líderes do MR estabelecem nas almas inocentes o mais ferrenho preconceito.

Ao contrário dos ASD, os reformistas se comprazem em apoucar o mais possível o magno trabalho da nossa igreja. Mas enganam-se em TODOS OS PONTOS acima mencionados.

Há ainda outros itens interessantes: O Que o MR Aproveita da IASD

Resposta lacônica: TUDO!
1 — Usam os Testemunhos publicados pelas nossas 50 editoras;
2 — Muitos são assinantes e leitores assíduos da Revista Adventista, Atalaia e outras;
3 — A maioria conhece quase de cor as Lições da Escola Sabatina da IASD;
4 — A maioria dos que residem perto das escolas da IASD aí matriculam seus filhos;
5 — Os obreiros e pastores têm ardente desejo de fazer o curso de Teologia nas nossas Faculdades;
6 — Música. Todo reformista possui pelo menos dois dos nossos hinários. O Hinário Adventista ainda é usado nos seus cultos;
7 — Ouvem e apreciam o programa A Voz da Profecia; os jovens fazem os cursos Juvenil e Universal;
8 — Além dos livros da irmã White, nas sedes de Associações do MR são vendidos os produtos SUPERBOM;
9 — Aproveitam até o nome — IASD — seguido do aposto "Movimento de Reforma"; etc.
Vejamos agora:

O Que a IASD Aproveita do MR

Para não faltar com a verdade, QUASE NADA! É um estranho caso de "simbiose", em que só o MR suga a IASD e a ela pouco devolve. A única coisa aliás, muito preciosa, que o MR inteiramente a contragosto deixa escapar em direção das plagas da IASD são OS MEMBROS ESCLARECIDOS QUE ABANDONAM AS SUAS FILEIRAS e se sentem aliviados quando já estão fora daquela freguesia.

Outros tópicos curiosos me passaram pela mente, mas, para resumir, citarei mais um que merece o título.

Porque Maior Número de Reformistas Não se Tornam logo ASD

O que aconteceu em 1973 foi algo fora de série. Para nossa alegria a tendência no sentido de maior evasão dos arraiais reformistas parece aumentar.
Não poderíamos esperar que isso acontecesse de chofre por que "há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3:1).

Os principais fatores que seguram a muitos no MR são:

 1 — Preconceito;
2 — Simplicidade e submissão de muitas almas inocentes;
3 — Constrangimento — temor de não serem bem recebidos na IASD;
4 — Vínculos de família e de amizade — temor de não se adaptarem no novo ambiente;
5 — Fanatismo e presunção;
6 — Desilusão e desconfiança em todo e qualquer corpo ministerial;
7 — As fraquezas reais (e também as imaginárias) da IASD, devidamente agigantadas pelos líderes do MR;
8 — Conveniências pessoais;
9 — Obstinação, etc.

À vista dessa desconcertante problemática, cumpre que os ASD continuem como sempre, no que diz respeito à amizade e CONSIDERAÇÃO para com os do MR. Quanto à luz que conhecemos, devemos ser cada dia mais obedientes para que maior luz incida sobre os escabrosos caminhos dos reformistas. Essa luz será mais brilhante pelo exemplo, pois os preceitos adventistas já são bem conhecidos. Cada membro da IASD deve procurar atuar dentro do espírito de REAVIVAMENTO E REFORMA, preconizados fartamente na nossa literatura denominacional. E, depois disso, procurar tomar assinaturas dos nossos periódicos entre os reformistas, especialmente da Revista Adventista, das Lições da Escola Sabatina, etc.

No MR os líderes conhecem a Revista Adventista melhor do que muitos líderes da nossa igreja. É pena que só procurem escarafunchar pontos vulneráveis naquilo que publicamos. Assim, se as pessoas humildes daquele movimento lerem elas próprias essas publicações, não receberão informações deturpadas, de segunda mão, e, o que é pior, com interpretação "reformística". Só a regularidade com que os nossos periódicos saem do prelo já impressiona.
Digo-o por experiência, pois foi este um dos primeiros fatores que me despertaram a favor da IASD. Todo ASD que conhecer um reformista, seja ou não na vizinhança, deve vender ou mesmo presentear constantemente essas nossas publicações.
O prezado leitor não quer começar a fazer isto agora mesmo? Tenho certeza de que o dia em que todos assim fizermos, a evasão de excelentes irmãos em nossa direção aumentará.
Comecemos agora: presenteie este número de REVISTA ADVENTISTA a esses nossos futuros irmãos. Assim a nossa igreja, que para os reformistas é GRANDE, ficará MAIOR AINDA!

J. LAERTE BARBOSA

Fonte: Revista Adventista de agosto 1974

14 comentários:

  1. Acho incrível como pessoas para justificarem seus atos conseguem rotular milhares de pessoas com o feito de uma ou duas, deveríamos pensar melhor antes de postar algo sem informações concretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que não é concreto para você nesse post?

      Excluir
    2. IASD n cumpre ? Eu acho que vc tem que estudar mais antes de falar besteiras...IASD é fiel a Deus . Sempre tratamos vcs tão bem . E vcs ficam falando mal de nós . Me sentir ofendido por tudo que eu li .

      Excluir
    3. Cunha. Irmã Silvana, a paz do Senhor, sei que a irmã já foi membro da igreja da reforma, só não consigo entender o porquê dessas desavenças. Me permita falar um pouco de minha experiência quando adventista, se realmente os adventistas falam tão bem dos reformistas, pq quando eu estava lá, quase 20 anos nunca ví, nenhum lider pronunciar algo bom relativo aos reformistas, principalmente diante da igreja? Meus parentes adventistas quando visitaram a igreja da reforma, os líderes disseram que éramos seita e ignorantes...depois descobrir que líderes adventistas, faziam tratamento conosco e muitos desses foram os que aconselharam minhas irmãs a não visitar a igreja da reforma....por favor pergunte a um adventista se ele pode ser militar, polícial ..portar arma...ele falará que sim, é normal para igreja sim, consequentemente se foram a guerra, também será normal pra igreja sim. e sobre o divórcio? sei que a irmão não come carne..mas pregue na igreja, principalmente no dia de sábado, pela manhã, que estamos pecando destruindo nosso templo quando comemos carne,
      e que isso desagrada a Deus, pregue, pra vê se a mensagem será bem-vinda...fale sobre a roupa de praia, biquines, sunga...que naturalmente é aceito pela igreja para os membros que vão a praia? por favor irmã, lembre-se desses detalhes antes da falar da reforma.....obrigado

      Excluir
    4. Reginaldo, você não conhece os textos de Ellen White??? Aqui no blog tem os estudos sobre, casamento, alimento cárneo e etc. O que acontece com os reformistas e com você é que são totalmente ignorantes quanto a que Ellen White escreveu e da vontade de Deus para sua igreja. A igreja não pode fazer do alimento cárneo prova de fé, comunhão, nem sobre a guerra o pode, pois na Bíblia não diz que é pecado ser soldado do exército. Leia melhor a Bíblia pois no novo testamento tem muitos comandantes do exercito romano que se converteram e nenhum lugar se menciona que deveriam sair do exercito para serem cristãos ou mesmo receber o batismo do Espírito Santo.

      No meu canal do youtube eu tenho alguns vídeos que falam sobre a 2ª guerra mundial onde os reformistas enviaram ao governo romeno um documento igual ao publicado pelos adventistas na 1ª guerra. Sua igreja é um engano de satanás para os últimos dias, espero sinceramente que acorde para a realidade antes que seja tarde demais!

      Excluir
  2. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (Mateus 7:13)
    Vejo que no começo de sua "matéria" você cita números de membros convertidos para ASD com um certo orgulho, como se estivesse a mostrar algum trunfo. Sinto desanponta-lo iformando-o que receita para encher igrejas não é segredo pra ninguém no Brasil e no mundo meu irmão.
    "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." (1 Timoteo 4:1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao q me consta..elem white morreu adventista do setimo dia..a reforma por ela pregada era pessoal,kada um c Deus

      E não,q saísse alguns p fundar outras igrejas...enfim,em vez d ficarem criticando e se achando melhores q os outros q n sao da reforma(como os fariseus)preguem a volta d Jesus e se firmem na fe..convertam seus coraçoes d pedra em carne

      Excluir
    2. Ao q me consta..elem white morreu adventista do setimo dia..a reforma por ela pregada era pessoal,kada um c Deus

      E não,q saísse alguns p fundar outras igrejas...enfim,em vez d ficarem criticando e se achando melhores q os outros q n sao da reforma(como os fariseus)preguem a volta d Jesus e se firmem na fe..convertam seus coraçoes d pedra em carne

      Excluir
  3. e lamentavel que alguem perca tempo para falar mal da igreja só ex reformista mesmo, pq dificilmente um adventista de berço faz isto , falta conversao
    se estivesse usando seu tempo para ler teria muito mais proveito
    nao se orgulhe de sua igreja ,os farizeus faziam isto e foram rejeitados
    use seu tempo para buscar a Deus a e fazer o bem para para o proximo

    ResponderExcluir
  4. :/ é lamentável
    olha , eu sou adventista da reforma sim desde o ventre da minha mãe e eu nunca ouvir falarem mau da iasd , eu visito lá , gosto de lá , eu já ouvir falarem mau da iasdmr dizem que é um povo arrogante que só usa saião , não gostam de lá porque lá ta reverencia , usar sião nunca que é feio eu até gosto me valoriza mais , sendo que as vezes nem visitam lá pra saber , eu gosto da iasd mr pq eu sinto me sinto bem la , realmente o espiríto santo com reverencia. O povo da iasd mr pode até ser pouco, mais o que se pode fazer se vão ser só 144 mil ?. Se lembra que a gente era um só povo é claro que existe hinos do hinario da iasd na iasdmr , não é querer se aproveitar , mais msm assim a gente tenta levar a mensagem as pessoas , e pelo o que eu estou vendo vc está querendo fazer revolta com os seus textos , pra que isso ? deixa nossa doutrina como é , a gente se sente bem assim '-'. Minha melhor amiga é da iasd e a gente não fica com raiva da outra porcausa dessa separação , a gente entende e compreende cada uma . E outra coisa isso não é de Deus se agrada disso que vc ta fazendo , ficar falando mau de outra igreja , tentando impedir , isso iria acontecer msm nos fins dos tempos , fazer oque..... Ao contrário de vc eu amooo a iasd mr , um povo só , e nunca vamos desistir de levar mensagem para o mundo . Como disse tenho 15 anos e sou iasdmr , e em nome de Jesus vou me batizar lá , servindo ao meu Deus <3 amém ! bj

    ResponderExcluir
  5. Que feio...Ta muito claro que se trata de uma obra maliciosa,e consequentemente mentirosa,mesquinha,mas aos íntegros também uma prova que realmente a perseguição vira ou já acontece de ex professos irmãos!!!Que Deus tenha misericórdia de ti Silvana Abreu!!!

    ResponderExcluir
  6. já que vcs do MR usam quase tudo da IASD, acho que vcs deveriam ler mais os consselhos de E.G.W, Sobre criar grupos e igrejas dissidentes.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que as intenções da MR são louváveis, sua conduta, doutrinas, mas acredito também que exista muito rancor por parte deste grupo. Como cristãos devemos deixar nossas divergências de lado uma vez que a base da nossa crença está em Apocalipse 14.

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.