Adventistas nominais, quem são e de onde vieram?


Textos usados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma para dizer que os Adventistas são uma igreja caída.

“Vi que Deus tem filhos honestos entre os Adventistas Nominais e as igrejas caídas, e antes que as pragas sejam derramadas, pastores e povo serão chamados a sair dessas igrejas e alegremente receberão a verdade. Satanás sabe disso, e antes que o alto clamor da terceira mensagem angélica seja ouvido, ele suscitará um despertamento nessas corporações religiosas, a fim de que os que rejeitaram a verdade pensem que Deus está com eles. Ele espera enganar os honestos e levá-los a pensar que Deus ainda está trabalhando pelas igrejas. Mas a luz brilhará, e todos os honestos deixarão as igrejas
caídas, e tomarão posição ao lado dos remanescentes.” Primeiros Escritos 261.


“A história do antigo Israel é um exemplo frisante da passada experiência dos adventistas. Deus guiou Seu povo no movimento adventista, assim como guiara os filhos de Israel ao saírem do Egito.[...] Houvessem ainda confiado na mão guiadora que com eles estivera em sua experiência anterior, e teriam visto a salvação de Deus.”  Grande Conflito. Págs. 457 e 458

“Não foi a vontade de Deus que os filhos de Israel vagueassem durante quarenta anos no deserto: desejava Ele levá-los diretamente à terra de Canaã e ali os estabelecer como um povo santo, feliz. Mas "não puderam entrar por causa da sua incredulidade". Heb. 3:19. Por sua reincidência e apostasia, pereceram os impenitentes no deserto, e levantaram-se outros para entrarem na Terra Prometida. Semelhantemente, não era a vontade de Deus que a vinda de Cristo fosse tão demorada, e que Seu povo permanecesse tantos anos neste mundo de pecado e tristeza. A incredulidade, porém, os separou de Deus. Como se recusassem a fazer a obra que lhes havia designado, outros se levantaram para proclamar a mensagem”. Grande Conflito, pág. 458

A igreja Adventista do Sétimo Dia já existia antes de 1844?

Claro que não! Então agora vejam o engano lançado sobre vocês pelos que usaram este argumento injusto e indigno para tentar ocupar um lugar como povo substituto do povo de Deus.

“A história do antigo Israel é um exemplo frisante da passada experiência dos adventistas. Deus guiou Seu povo no movimento adventista, assim como guiara os filhos de Israel ao saírem do Egito. [No grande desapontamento fora provada a sua fé, como o foi a dos hebreus no Mar Vermelho.] Houvessem ainda confiado na mão guiadora que com eles estivera em sua experiência anterior, e teriam visto a salvação de Deus.”  Grande Conflito, Pág. 457 e 458.

Como podem observar e comparar a frase omitida pelos reformistas em seus estudos lança luz sobre o verdadeiro significado do movimento que sucedeu após o desapontamento de 1844.

Outro argumento enganoso utilizado por eles é que o termo “ADVENTISTAS NOMINAIS” nos escritos de Ellen G. White se refere à Igreja Adventista do Sétimo Dia, e que eles são os Adventistas verdadeiros.
Eles dizem: “Os Adventistas nominais são os adventistas do Sétimo dia que apenas guardam o sábado, mas só são adventistas de nome”.

Então, para eles, os Adventistas nominais nos escritos de Ellen G. White, são os membros da IASD que guardam o sábado e as igrejas caídas são os guardadores do domingo. 

Vejamos então a verdade dos fatos.

“Vi que Deus tinha filhos que não reconheciam o sábado e não o guardavam. Eles não haviam rejeitado a luz sobre este ponto. E ao início do tempo de angústia fomos cheios do Espírito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente. Isso enfureceu as igrejas e os adventistas nominais, pois não podiam refutar a verdade do sábado.” Vida e Ensino, pág. 93

Observem que Ellen White afirma que os adventistas nominais não reconheciam o sábado, não o guardavam e consequentemente não o haviam rejeitado. Isso significa, obviamente, que eles não tinham recebido claramente luz acerca do quarto mandamento da lei de Deus até a o tempo da chuva serôdia. E se fossem observadores do Sábado como ficariam irados por não poder refutá-lo? Já viram algum dia um membro da igreja adventista ficar irado porque pregaram para ele que o sábado é um dia de guarda?

Dois Grupos de Adventistas

“Havia, no entanto, entre nosso povo um forte sentimento contrário à organização. Os adventistas do primeiro dia opunham-se à organização, e a maior parte dos adventistas do sétimo dia entretinham as mesmas ideias”. Testemunhos para Ministros p. 26

A princípio, apenas alguns foram identificados como pertencendo ao grupo que avançava, numa luz cada vez mais brilhante. Pelo ano 1846 seu número alcançava cerca de cinquenta. O grupo maior, que abandonara a confiança no cumprimento da profecia em 1844, contava aproximadamente trinta mil. Seus líderes reuniram-se em 1845, numa assembleia em Albany, Nova Iorque, de 29 de abril a 1º de maio, ocasião em que reestudaram sua posição. Por voto formal registraram uma advertência contra os que pretendiam ter "iluminação especial", os que ensinavam "fábulas judaicas", e os que estabeleciam novos testes" (Advent Herald, 14 de maio de 1845). Deste modo fecharam a porta para entrada de luz sobre o Sábado e o Espírito de Profecia. Estavam confiantes de que a profecia não se cumprira em 1844, e alguns marcaram tempo para a terminação dos 2.300 dias no futuro. Várias datas foram marcadas, mas uma após a outra passaram. Essas pessoas, conservadas unidas pelo elemento coesivo da Esperança do Advento, a princípio se arregimentaram em vários grupos ligados frouxamente, com considerável variação em certos pontos doutrinários. Alguns desses grupos em breve se desfizeram. O grupo que sobreviveu tornou-se a Igreja Cristã Adventista. Esses são identificados neste livro como os "Adventistas do Primeiro Dia", ou "Adventistas Nominais". Prefácio Histórico do livro Primeiros Escritos.

Igrejas Caídas são as igrejas que rejeitaram a luz da mensagem do primeiro anjo.

“Como as igrejas se recusassem a receber a mensagem do primeiro anjo, rejeitaram a luz do Céu, e caíram do favor de Deus. Confiaram em sua própria força, e, opondo-se à primeira mensagem, colocaram-se onde não poderiam ver a luz da mensagem do segundo anjo. Mas os amados de Deus, que eram oprimidos, aceitaram a mensagem: "Caiu Babilônia" (Apoc. 14:8), e deixaram as igrejas.” Primeiros Escritos, pág. 237.   

Caiu Babilônia é a mensagem do segundo anjo.

Adventistas Nominais são os que aceitaram a mensagem do primeiro e segundo anjo, deram esta mensagem e saíram (foram expulsos) das igrejas caídas. Porém depois (em 22 de outubro de 1844), quando foram provados no grande desapontamento, eles rejeitaram a mensagem do terceiro anjo.

“Houvessem ainda confiado na mão guiadora que com eles estivera em sua experiência anterior, e teriam visto a salvação de Deus. Se todos os que trabalharam unidos na obra em 1844 tivessem recebido a mensagem do terceiro anjo, proclamando-a no poder do Espírito Santo, o Senhor teria poderosamente operado por seus esforços. Caudais de luz ter-se-iam derramado sobre o mundo. Haveria anos que os habitantes da Terra teriam sido avisados, a obra final estaria consumada, e Cristo teria vindo para a redenção de Seu povo.” Grande Conflito Pág. 458.

Vejam que este é o texto mutilado pelos reformistas com o qual iniciamos o artigo.

OS ADVENTISTAS NOMINAIS REJEITARAM O MINISTÉRIO DE ELLEN G. WHITE.

“Nesta ocasião havia fanatismo no Maine. Alguns renunciavam inteiramente ao trabalho e desligavam da comunhão todos os que não aceitavam as suas opiniões neste ponto, e algumas outras coisas que eles consideravam deveres religiosos. Deus me revelava esses erros em visão e enviava-me a Seus extraviados filhos a fim de lhos declarar; mas muitos deles rejeitavam inteiramente a mensagem, e acusavam-me de conformismo com o mundo. Por outro lado, os adventistas nominais acusavam-me de fanatismo e eu era por alguns falsa e impiamente representada como sendo líder do fanatismo que eu estava na realidade trabalhando para corrigir.” Primeiros Escritos pág. 22.

Igrejas nominais contrastadas com o povo de Deus

“Acham-se assentados na Palavra de Deus deveres cujo cumprimento manterá Seu povo humilde e separado do mundo, e guardá-lo-á de apostatar, como as igrejas nominais.” Testemunhos Seletos Vol I p. 517.

“Aqueles que por certos textos das Escrituras haviam adotado opiniões extremistas, abstendo-se completamente do trabalho, e repelindo todos quantos não queriam aceitar suas ideias sobre este ou outros pontos concernentes a deveres religiosos, acusavam-me de me conformar com o mundo. De outro lado, os adventistas nominais acusavam-me de fanatismo, e eu era falsamente apresentada como a dirigente do fanatismo, para cuja repressão eu trabalhava constantemente. Vida e Ensino Pág. 76, 77.

Os Adventistas do Sétimo Dia são os que aceitaram a mensagem do terceiro anjo e a estão proclamando.

Portanto não temos no texto, como querem os reformistas: Igrejas Caídas que guardam o domingo, Adventistas do Sétimo dia nominais como sendo a Igreja Adventista, e Eles como verdadeiros Adventistas. Eles são na verdade os que empunharam suas armas de guerra contra os que permaneceram na plataforma da verdade a ser proclamada ao mundo.

Isto tem um motivo.
“Satanás está constantemente buscando lançar sua sombra infernal em torno dessas mensagens, de modo que o povo remanescente de Deus não distinga claramente sua importância, seu tempo e lugar; elas vivem porém, e devem exercer sua força sobre nossa experiência religiosa enquanto o tempo durar.” Mensagens Escolhidas. Vol II p. 117

Fonte: Estudo preparado pelo pr. Angelo Gabriel e o ex-líder fundador do “Movimento Reformista dos Costas”, José Costa Rojas. Com algumas adaptações feitas pela editora do blog devido ao estudo ter sido retirado do Power Point.

----------------------------------------------------------------------------------------
Informações sobre a Igreja Cristã Adventista

A Igreja Cristã do Advento é uma denominação cristã adventista de origem norte-americana fundada em 1855 por Jonathan Cummings, resultante do movimento millerita.

A Associação dos Cristãos do Advento foi formalizada em 1860. Não diferia muito do então principal ramo millerita, a Igreja Evangélica Adventista, exceto nas crenças do "sono da alma" e da aniquilação dos ímpios e não em um inferno eterno.

Praticam batismo adulto por imersão e a santa ceia. Guardam o domingo como dia de descanso e possuíam em 2002, 25 mil membros nos Estados Unidos e no Canadá.


Outra fonte de informação histórica sobre a formação das igrejas adventistas e a divisão delas em dois grupos distintos (os que guardam o domingo e os que guardam o sábado como dia de descanso semanal) está no site da Wikipédia que vale a pena ler.


20 comentários:

  1. Você cometeu um erro de interpretação. Ellen White afirma que Deus tinha filhos honestos ENTRE os Adventistas Nominais,. e que esses filhos honestos não havias rejeitado a luz sobre o sábado. No estudo acima você está dizendo que os adventistas nominais é que não haviam rejeitado a luz sobre o sábado. Também existe outro texto que você não postou, que desvenda toda a questão. Esse texto de EGW diz que os adventistas nominais, como judas, HÃO DE TRAIR os santos aos católicos. O verbo está no futuro, pois a visão é um ESPELHO PROFÉTICO, refere-se aos últimos dias. Na atualidade, não existe mais a denominação dos Adventistas Nominais, os tais da Igreja Cristã Adventista. Morreram todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Colusso você não entrou nos links que forneci no final? Se você entrar nesse link verá que a igreja existe e foi fundada depois de 1844.

      É claro que os líderes fundadores da igreja já morreram, mas nem por isso a igreja deixou de existir, pois se seguirmos sua lógica, hoje também não existe a igreja Adventista e nem a reforma, pois todos os fundadores dessas igrejas já morreram.

      O que Ellen White viu e profetizou ainda não aconteceu, vai acontecer, mas os adventistas nominais são os adventistas que não guardam o sábado e não como querem os reformistas. Para compreender as profecias de Ellen White, precisa saber o tempo em que foi escrito, senão dar-se margem a interpretações errôneas como as suas e as dos reformistas.

      Excluir
    2. Querida, quando EGW escreveu textos mencionando 'adventistas nominais', ela tinha em mente uma denominação conhecida como 'Igreja Evangélica Adventista', fundada em 1845 e extinta em 1916. Os tais da 'Igreja Cristã do Advento" que você menciona no seu estudo, formaram-se em 1862, conforme informa a própria Igreja adventista em seu livro 'portadores da Luz' pg. 55, Portanto, não são eles que EGW tinha em mente quando escreveu os textos mencionando 'adventistas nominais', foram escritos antes de 1862. Essa profecia, se refere hoje a todos os adventistas que quebram o sábado(incluindo reformistas) quando contratam serviços de fornecimento de água, luz , telefone etc, pois esses serviços são fornecidos a eles no sábado também. Esses serviços não existiam no tempo de EGW, mas ela previu que os adventistas, no futuro, quebrariam o sábado nesse tocante.

      Excluir
    3. Eu tenho esse livro e nele diz que Himes se juntou a um grupo chamado "A sentinela do Segundo advento" e que em 1862 formaram a igreja cristã adventista que guardam o domingo. Apesar dessa igreja ter sido organizada em 1862 seus membros já eram adventistas e conhecidos por Ellen White. Na verdade nesse mesmo livro e página que você informou diz que existiam 3 grupos de adventistas que guardavam o domingo, e nesse caso pode ser muito bem qualquer um deles, já que Ellen White não falou nome de igreja, mas sobre pessoas que se diziam adventistas, mas não aceitaram a mensagem do 3º anjo que fala sobre o sábado.

      Quanto a ter o recebimento de água e luz no sábado ser pecado, você está sendo fanático. Isso não tem nada haver, já que são necessidades básicas e as pagamos em outro dia da semana e não no sábado.

      Excluir
    4. Essa igreja que você falou segundo o livro que você mesmo citou foi fundada em 1852 e não em 1845. Você precisa ler e interpretar melhor os assuntos que estuda, antes de vir aqui falar besteiras!

      Excluir
    5. Adventistas dominicais
      Igreja Evangélica Adventista (Evangelical Adventist Church) - organizada em 1845, é a instituição herdeira da Associação Milenial Americana. Acredita na consciência da alma após a morte e que os justos ressucitarão primeiro, depois haverá um julgamento dos ímpios e a condenação desses no fogo eterno. Virtualmente extiguiu-se nos Estados Unidos depois de 1916.
      FONTE=>https://pt.wikipedia.org/wiki/Adventismo
      O texto de EGW que vc menciona no seu estudo foi escrito em 1858, conforme data do manuscrito=> vide site do whitestate..
      Quanto ao meu fanatismo, leia o texto do quarto mandamento até o final. "Nem o forasteiro das tuas portas para dentro".

      Excluir
    6. Na Wikipedia pode está registrada essa data (lembre-se que a Wikipédia pode ser escrita por qualquer um e nem sempre suas informações são confiáveis) , mas no livro que você mencionou da igreja adventista está outra data. Provavelmente eles passaram a se reunir e não foi registrada em cartório. E ela deixou de existir porque viu que não tinha doutrina diferente das outras igrejas. Tudo isso está escrito no livro: "Portadores de Luz".

      Excluir
    7. Querida, acho que não sou eu que precisa prestar mais atenção no que lê:
      "Além dos adventistas sabatistas com quem estamos preocupados, três outros grupos adventistas muto coerentes existiam por volta de 1852." Isto é o que está escrito na página do livro em comento. Onde é que você está vendo escrito que esta "igreja evangélica adventista" foi fundada em 1852? Sinceramente....!!!

      Excluir
    8. Está escrito logo após esse citação que você escreveu. Pelo visto aprendeu com os reformistas manipular a informação para enganar as pessoas. Vou postar a página do livro para ler melhor.

      E como você mesmo citou havia 3 grupos de adventistas em 1852 e um dos 3 livros publicados em Primeiros Escritos de Ellen White foi publicado em 1951. Nesse tempo não existia adventistas organizados, pois ela mesma diz que eles eram contra a organização nesse tempo. Tanto que a igreja Adventista do Sétimo Dia só foi se organizar como igreja e com uma Cg em 1963. Antes disse eles eram um povo disperso sem organização. Os adventistas do primeiro dia também não eram organizados e segundo o livro Portadores de Luz nesse tempo haviam 3 grupos de adventistas que guardavam o domingo. Ellen White fala de adventistas nominais ou seja que tinham nome de adventistas mas na prática não eram. Ela fala de adventistas que são contra a guarda do sábado e não de adventistas que guardam o sábado.

      Excluir
  2. Por favor então poste a página do livro ! Mostre para as pessoas em que lugar da página está escrito que a igreja evangélica adventista foi FUNDADA em 1852 ! Está confundindo a "Associação Milenial Americana, sob a qual se fundavam os adventistas evangélicos desde 1845, com a Associação Evangélica Adventista Americana, que veio depois em 1859.
    (Obs. Eu não sou reformista. Sou adventista do sétimo dia desde o nascimento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está confundindo as coisas aqui é você! Segundo a Wikipedia e o livro "Portadores de luz" a partir de 1845 surgiu 4 grupos de adventistas e entre esses 4 um era os adventistas do sétimo dia. Os outros três são esses:
      1- Igreja Cristã do Advento
      2- A adventista Evangélica
      3- A Vida e União do Advento

      A primeira foi fundada em (não existe data de seus inicio e nem fim em livros)
      A segunda foi fundada em 1861 e existe até o dia de hoje.
      E a terceira foi fundada em 1863 e se fundiu com a Igreja Cristã Adventista em 1964

      Nesse link você verá a história em inglês traduzido:

      Wikipédia

      Excluir
    2. Eu já abri uma chamada na Wikipédia para que se apresente a referência para a data do início dessa igreja pois não surgiu nenhuma igreja em 1841. Não existe essa informação nos livros adventistas.

      Excluir
    3. Eu mesma já mudei o texto na Wikipédia e dei como referência o livro que você citou. Qualquer um pode mudar a Wikipédia. Vai lá e veja que mudei a data de inicio para 1859.

      Excluir
    4. Os dois nomes que citou pertencem a mesma igreja. Você que está confundindo as coisas!

      Excluir
    5. Cuidado!, não mexa no que não tem certeza!
      A 'Associação Milenial Americana' vai ser a pedra no seu sapato agora!
      Dá uma olhadinha no penúltimo paragrafo.
      Fonte=> http://text.egwwritings.org/publication.php?pubtype=Book&bookCode=PFF3&pagenumber=760
      Boston: American Millennial Association, [1845].

      Excluir
  3. Você tem ler direito as coisas! Você está confundindo os nomes das igrejas. Essa associação foi formada por todos os adventistas depois da decepção de 1844. E depois dela os adventistas se separaram em 4 denominações diferentes.

    ResponderExcluir
  4. É exatamente essa extinta associação, formada imediatamente após a decepção de 1844, que EGW, em seus textos, identifica como 'adventistas do primeiro dia', ou 'adventistas nominais' , não a tal 'igreja cristã do advento' que você cita em seu estudo, pois esta só veio à existência em 1862, aquela, em 1845. Esta foi a última vez que te incomodo. Bye.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa igreja é o que sobrou do povo que esperava a volta de Jesus em 1844. Essa associação virou 4 igrejas diferentes e que se tornaram em 2 nos dias de hoje. O importante é que Ellen White fala desses falsos adventistas que não guardam o sábado, mas o domingo como o dia de descanso. Ela não cita nome de igreja nenhuma, pois no tempo em que escreveu nem a igreja adventista estava organizada formalmente.

      Excluir
  5. Uns sao de paulo outros sao de apolo outros de cristo .... Por acaso foi paulo que morreu por vos ou apolo....
    Ou ellen white ou adventistas do setimo dia nominal oficial etc e tal irmao vamos parar de discusoes vas denominacao nao leva pro ceu a fe em cristo jesus eh que nos salva parem de brigar por tolices apoc 14:12 nao diz que a igreja a ou b eh a verdadeira ele diz que quem obedece a Deus e cre em jesus e o remanescente carteirinha de membro e certificado de batismo nao salva ninguem parem de reduzir o amor de Cristo a nada parem de ser pretenciosos em dizer que so vcs sao povo de Deus vcs parecem judeus dizendo nos somos filhos de Abrao e se esquecem que Deus ate das pedras pode sucitar filhos a abrao vcs acham mesmo que a verdade de Deus que e Cristo Jesus esta presa a igreja a ou b francamente parem de olhar para seus proprios umbigos isso eh conversa fiada de alguns lideres que querem as ovelhas de cristo para si. Fiquem com deus guardem os mandamentos creiam em jesus como o unico mediador e salvador e facam o bem a todos e falem a boa notica a todos essa eh a religiao verdade thiago fala isso textualmente ele fala qual eh a verdadeira religiao nao tem misterio leia thiago que vc vai descobrir pois ele diz ... A religiao verdadeira eh ? ...igreja a igreja b ? Leia thiago que vc vai descobrir

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.