O Vestuário na Igreja ASD-MR

Nesse post todos poderão ver o quanto os reformistas são fanáticos  extremistas e obcecados pelo tema do vestuário. Postei todo material que possuo sobre o que eles escreveram sobre o tema ao longo dos meus 16 anos nesse movimento.

O assunto do vestuário na Bíblia se resume em alguns versículos e nos testemunhos de Ellen White também não são muitos.

Como Ellen via a questão do vestuário: 
"Não considero a questão do vestido de importância tão vital como o sábado" pág. 542 1Test. para a Igreja. 

"Ninguém precisa temer que eu faça da reforma do vestuário um dos meus assuntos principais..." pág 543 Test.p Igreja vol 1 

"Não impelirei nem condenarei ninguém. Esta não é a obra que me foi designada. Idem
"Muito sentimento infeliz foi suscitado por aqueles que estavam constantemente impondo a reforma do vestuário sobre suas irmãs. Com os extremistas, essa reforma parecia constituir a síntese e a substância de sua religião. Era o tema de conversação e a preocupação de seu coração; e a mente deles era assim desviada de Deus e da verdade". Testemunho para a Igreja vol. 4, pág. 636.

"Muitos há cuja religião consiste em criticar os hábitos de vestuário e as maneiras. Querem levar todos à sua própria medida. Desejam alongar os que parecem demasiado curtos para sua norma, e cortar outros que parecem por demais compridos. Eles perderam o amor de Deus do coração; porém, julgam possuir espírito de discernimento. Acham que é prerrogativa sua criticar, julgar, devem, porém, arrepender-se de seu erro, e desviar-se de seus pecados..." R&H, 27-8-1889, citado em "Ellen White- Mensageira da Igreja Remanescente" p.201. 

Não é isso que se vê na reforma o tempo todo? Foi isso que vi nos 16 anos que estive lá e em suas publicações.

Abaixo preparei um apanhado da obsessão (preocupação constante) reformista pelo tema do vestuário. E poderão ver pelos seus frutos que são os extremistas e fanáticos de quem falou Ellen White.

1- A lei do vestuário na igreja da reforma



2-As cartas circulares 
Todas as cartas circulares que recebi no tempo que fui membro dessa igreja. Todas falando sobre a reforma de vestuário e o mundanismo na igreja



Carta Circular de 28 de junho de 1999


Carta Circular de 31 de agosto de 1999 



2 Cartas Circular de 2002 - uma distribuída na igreja e outra para os assinantes da revista Observador da Verdade que recebi na época

3-Lições da Escola Sabatina
O assunto do vestuário na lição da escola sabatina é bem comum. Fiz uma pequena pesquisa sobre o assunto nas lições que possuo e encontrei dois estilos de abordagem do tema na lição. Um é dedicar todo o assunto da semana ao tema e o outro é inserir uma pergunta sobre o tema. Na minha pesquisa encontrei duas com uma lição totalmente dedicadas ao assunto e uma lição com a questão misturada com outros assuntos, como poderão ver abaixo.

O estilo da primeira lição que coloquei a imagem é a mais comum e não coloquei outras por ser bem cansativo ficar lendo as lições para achar uma pergunta com a temática do vestuário, mas o assunto é bem recorrente na igreja da reforma como podem observar.



Lição do 1º trimestre de 2002, pág. 21


 Lição do 3º trimestre de 2002, págs. 48 a 53




Lição do 1º trimestre de 2007, págs. 84 a 90




4-Revista Observador da Verdade

O assunto do vestuário na Revista Observador da Verdade, revista oficial do movimento também é recorrente e as vezes repetem o mesmo artigo, como é o caso da revista de 1999 e 2011. Não tenho muitas revistas da igreja porque nos últimos anos para receber a revista tinha que pagar separadamente. Quando a revista vinha junto com quem fazia a assinatura da lição da escola sabatina, eu as tenho, mas depois não recebi mais.

Uma vez que fiz a assinatura me arrependi muito, pois não me enviaram as revistas corretamente, faltando uma que nunca recebi. Fiquei bem indignada e decidi não mais assinar, pois eles não eram confiáveis em cumprir o negócio feito. Reclamei, mas nunca me mandaram a revista e nem reembolsaram o meu prejuízo  um péssimo exemplo de cristianismo. Nem as revistas do mundo nós deixam no prejuízo como fez a reforma comigo.

Revista Observador da Verdade de julho/agosto de 1992, ano 52, nº4 - págs. 19-22
Revista Observador da Verdade de setembro/outubro de 1999, ano 59, nº5 - págs. 11-18








Revista Observador da Verdade de abril/junho de 2011, ano 71, nº 2 - págs 4-11









5-Semana de Oração:
Na minha pesquisa encontrei duas revista da Semana de Oração falando sobre o tema do vestuário.

Revista Observador da Verdade - edição especial - Semana de Oração de dezembro de 2004 - págs. 22-23



Revista Observador da Verdade - edição especial - Semana de Oração de dezembro de 1984 - págs. 16-19




6-Sermões
Eles pregam bastante sobre o assunto, apesar dos membros, principalmente as mulheres não gostarem muito. Na minha pesquisa encontrei esse sermão programado pela liderança da igreja. Coloquei-o como prova de que isso existe.



8 comentários:

  1. Silvana um bom cristão sabe que o vestuário é de suma importância para nossos dias,onde a degradação moral esta corroendo a igreja.Acredito que é melhor orientar nosso povo do que deixá-lo como vossa igreja tem deixado.Quantos escândalos imorais tem acontecido e você sabe disso.Em vossa igreja encontramos moças que vão a igreja de shorts curtos mini saias calças depravadas e só mesmo uma mente carnal pode aprovar tal conduta por parte dos membros.Procuramos ter princípios que glorifiquem ao nosso Deus.Me desculpe mas se vc gosta que exista em vossa igreja mulheres que vão ao púlpito e ficam mostrando a calcinha para que esta assitindo ,se vc gosta quando os homens ficam cobiçando as mulheres por seu vestuário não cristão deixe em paz quem não gosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é tão preconceituoso e machista! Sinto lhe dizer que não existe mulher indo para igreja de short curto ou calça comprida. Se existir esse tipo de pessoa provavelmente é interessado da igreja e não um membro batizado. Frequento a IASD a muitos anos e nunca vi membros nessa situação que você relatou. Mas na reforma eu vi várias vezes interessadas na igreja de calça, blusa decotada e etc. Por acaso você saiu perguntado a esses pessoas que você talvez viu, uma a uma, se eram membros batizados da igreja para acusar isso aqui? Aposto que não!

      Essa história de que a mulher tem que andar de burca para que o homem não peque é ideia católica e maometana. Independente se a mulher da igreja vai com roupa tampando até o pescoço e a canela do pé na igreja, o homem sai na rua e se encontra com mulheres semi-nuas na rua. Liga a tv as vê de biquíni. Entra no facebook ou na internet e as vê até em pior situação. Se contar as inúmeras fotos que tenho de mulheres membros da sua igreja que vão de saia até o chão na igreja e no face posta foto de biquíni e que são membros, pois conheço todas. Se quiser deixe seu e-mail que lhe envio as fotos, os nomes e etc desse povo que você diz ser guardador dos bons costumes e da verdade bíblica.

      O importante é o coração da pessoa, a sua consciência perante Deus e não uma mera aparência na igreja como é o costume dos "reformistas". Não adianta colocar uma lei, mas no facebook mostrar outra coisa para o mundo!

      Excluir
  2. você é covarde e não mostra as verdades que dizemos a você.Você se apoia em questões mal explicadas por você mesma e não deixa nós darmos o nosso parecer,não somos iguais a ti,por que se assim procedessemos quantos escândalos jogariamos no ventilador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que questão mal explicada? Eu postei texto da revista da sua igreja e postei os textos de Ellen White dizendo o contrário a sua opinião. Se está ofendido sinto muito. Se quer ser extremista, sinto muito! Mas meu objetivo é esclarecer a verdade e não confundir como a sua igreja faz com os interessados e membros.

      Excluir
    2. pereira roget,Silvana Abreu não é covarde. Ela mostrou toda a verdade sobre igreja reforma. Ela era da reforma, então tem experiência. Foi ela me ajudou esclarecer dentro igreja reforma. Eu gosto muito da Silvana Abreu. Pois ela é muito sincera.

      Excluir
  3. O apóstolo exorta as mulheres cristãs a manterem vida pura e serem modestas no traje e no comportamento. "O enfeite delas", aconselhou, "não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro; na compostura de vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus."
    A lição se aplica aos crentes em todas as eras. "Pelos seus frutos os conhecereis." Mat. 7:20. O adorno interior de um espírito manso e quieto é inestimável. Na vida do verdadeiro cristão o adorno externo está sempre em harmonia com a paz e a santidade internas. "Se alguém quiser vir após Mim", disse Jesus, "renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me." Mat. 16:24. O sacrifício e a negação do eu assinalarão a vida do cristão. E a evidência de que o gosto está mudado será vista no vestuário de todo aquele que anda na vereda aberta para os redimidos do Senhor.
    É justo amar o belo e desejá-lo; mas Deus deseja que primeiro amemos e busquemos a beleza do alto, que é imperecível. Nenhum adorno externo se compara em valor ou amabilidade com "um espírito manso e quieto", o
    Pág. 524
    "linho fino, branco e puro" (Apoc. 19:14), que todos os santos da Terra usarão. Essa veste os fará belos e amados aqui, e será depois sua senha para admissão ao palácio do Rei. Sua promessa é: "Comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso." Apoc. 3:4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual desses textos diz que uma igreja tem o direito de excluir ou mesmo disciplinar uma mulher que segundo seus altos padrões não está de acordo com a sua interpretação de modéstia?

      E o que tem haver adorno com as normas de saia a nove polegadas do chão segundo as leis da reforma?

      Excluir
  4. Porq razao vcs vão a igreja de saia e em outros locais como escola, e qualquer outra reunião usam calsa?

    Sera q as mulheres só devem se apresentar melhor no dia de sabado?

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.