O Anjo de Apocalipse 18 - Tempo e Circunstância Para sua Vinda

Esse estudo foi elaborado por Emerson Rocha, ex-reformista que hoje congrega na igreja Adventista do Sétimo Dia. 

O estudo é grande por isso será dividido em duas partes. Na primeira apresento o seu estudo completo e na segunda parte, as respostas as 11 principais objeções que os reformistas apresentam a esse estudo.

Os nomes dos livros estão ao final do estudo. Se tiver dúvidas quanto as abreviações basta rolar a barra lateral até o final.


Rogamos a Deus que o ilumine para que possa compreender as verdades aqui reveladas e que portanto tempo permaneceram no descaso.

Boa leitura e uma assimilação positiva da verdade. Jeremias 15:16, Provérbios 23:12, I Timóteo 4:13.

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ - MENSAGEM DO TERCEIRO ANJO

O que é a justificação pela fé? Efésios 2:8-10. 1 João 5:2-4

“O que é justificação pela fé? É a obra de Deus ao lançar a glória do homem no pó e fazer pelo homem aquilo que ele por si mesmo não pode fazer". TM 456.

Qual anjo é portador desta mensagem? Apocalipse 7:2

"Várias pessoas me escreveram perguntando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do Terceiro Anjo, e respondi-lhes: É verdadeiramente a mensagem do Terceiro Anjo". EV 190.

Diante de tão claro Testemunho, podemos dizer que a justificação pela fé é de outro anjo? Provérbios 30:6. João 17:17.

"O que quer que contradiga a Palavra de Deus, podemos estar certos de que procede de Satanás". PP 48.

Até onde soará a mensagem da Justiça de Cristo? E qual anjo estará a cargo desta mensagem?

"A mensagem da justiça de Cristo há de soar desde uma até a outra extremidade da Terra, a fim de preparar o caminho ao Senhor. Esta é a glória de Deus com que será encerrada a mensagem do Terceiro Anjo.” TSM II 373.

"O Terceiro Anjo a voar pelo meio do céu, e anunciando os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus, representa nossa obra. A mensagem não perde nada de sua força no voo progressivo do Anjo; pois João a vê crescendo em resistência e poder até que a Terra inteira seja iluminada por sua glória. TSM II 169.

Que fazem os pastores reformistas para confundir o povo? Isaías 28:17.

“Eles introduzirão todos os enganos concebíveis, e apresentá-los-ão como vindos da Sr. White, para que possam iludir as almas”. ME I 41.

Exemplo: (Taking up a Reproach). Em capítulos seguintes falaremos sobre este testemunho apócrifo. E nesse link tem as provas da falsificação: Clique aqui!

Ao invés de caminharem juntos com o Terceiro Anjo que fazem muitos? O eles têm de fazer? Jeremias 23:21

“Anjos de Deus estão fazendo a obra que lhes foi confiada. O Terceiro Anjo está guiando e purificando UM povo, o qual deverá agir com ele. Alguns correm adiante dos anjos que estão dirigindo esse povo, mas eles têm que voltar pelo mesmo caminho e mansamente seguir não mais depressa de que os anjos guiam. Vi que os anjos de Deus desejavam guiar Seu povo não mais depressa de que eles podiam receber e agir a respeito das importantes verdades que lhes são comunicadas. Mas alguns espíritos inquietos não fazem mais do que arruinar metade do seu trabalho. Conforme o Anjo os guia, eles apresam-se por alguma novidade e precipitam-se sem a guia divina, trazendo confusão e discórdia entre as fileiras. LES-IASDMR 4º trimestre de 1979, pág. 24

Qual outra incumbência é apresentada na mensagem do Terceiro Anjo? Isaías 8:16

“O Terceiro Anjo está unindo-os, ou selando-os em grupos para o celeiro celestial." PE 89.


O ANJO DO APOCALIPSE 18 - UMA MENSAGEM FUTURA

Quantas fases tem a obra deste anjo? Apocalipse 18:1,2,4.

(Depois de citar os referidos versículos, a irmã White escreveu o seguinte:)
“Esta passagem indica um tempo em que o anuncio da queda de Babilônia, conforme foi feito pelo segundo anjo do capítulo 14 do Apocalipse (verso 8), deve repetir-se com a menção adicional das corrupções que têm estado a se introduzir nas várias organizações que constituem Babilônia, desde que esta mensagem foi pela primeira vez proclamada, no verão de 1844. Descreve-se aqui uma terrível condição do mundo religioso”. GC 609

Que outra prova temos de que a obra desse anjo é somente futura? Habacuque 2:14.

“Não tenho nenhum tempo específico de que falar, no qual tenha lugar o derramamento do Espírito Santo - quando o poderoso anjo descer do Céu, e se unir com o Terceiro Anjo na conclusão da obra para este mundo; Minha mensagem é que nossa única segurança é estarmos prontos para o refrigério celeste, tendo nossas lâmpadas preparadas e ardendo." ME I 192.

Em 1892, quatro anos após 1888, que declaração fez a profetisa? O anjo de Apocalipse 18 já havia descido?

Temos ensinado, temos esperado que um anjo desça do Céu e que a terra seja iluminada com a sua glória. Então contemplaremos uma colheita de pessoas semelhante àquela testemunhada no dia de Pentecostes”. CT 306 (1892).

Em 1904 que afirmação foi feita pelo Espírito de Profecia? Dezesseis anos depois de 1888, desceu ou descerá?

“As profecias de Apocalipse dezoito logo se cumprirão. Durante a proclamação da mensagem do Terceiro Anjo, outro anjo descerá do Céu, tendo grande poder, e a Terra se iluminará com a sua glória". MM 77 216. (1904).

Que obra terá de ser feita entre o verdadeiro povo de Deus antes deste acontecimento? Joel 2;12,13.

Devemos desfazer-nos dos nossos planos acanhados, egoístas, lembrando que temos um trabalho da maior magnitude e da mais elevada importância. Ao fazermos esse trabalho estamos fazendo soar a primeira, segunda e terceira mensagens angélicas, e assim, sendo preparados para a vinda do outro anjo celeste que com sua glória iluminará o mundo". TSM III 13.

Que acontecimento ocorrerá com a descida deste outro anjo? Joel 2:28,29.

“É com intenso anseio que aguardo o tempo em que os acontecimentos do dia de Pentecostes se repitam com maior poder do que naquela ocasião. João diz: Vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória. Apoc.18:1. Então, como no Pentecostes, cada pessoa ouvirá a verdade ser-lhe proferida em sua própria língua.” EF 174.

Este outro anjo virá selar o povo de Deus? Ou proclamar a queda de Babilônia? Apocalipse 18:1,2.

“Esse falso sábado terá de ser imposto por uma lei opressiva... Enquanto porém, Satanás trabalha com seus prodígios de mentira, cumprir-se-á o tempo predito no Apocalipse, e o poderoso anjo que iluminará a Terra com a Sua Glória proclamará a queda de Babilônia e convidará o povo de Deus a abandoná-la.” MM 77 187.

Obs.: Pode ter a certeza que Satanás, o Diabo, não quer que você tenha este conhecimento e que ele fará tudo o que puder para impedir os sinceros que o obtenha. Como fará isso? Um modo é por causar-lhe oposição. Não permita que coisa alguma lhe impeça de obter estes conhecimentos. Siga em frente!

O TEMPO EXATO DA VINDA DO OUTRO ANJO

Quando se cumprirá o capítulo 18 de Apocalipse?

“O capítulo 18 do Apocalipse indica o tempo em que como resultado da rejeição da tríplice mensagem do capítulo 14, versos 6-12, a igreja terá atingido completamente a condição predita pelo segundo anjo, e o povo de Deus, ainda em Babilônia, será chamado a separar-se de sua comunhão. Esta mensagem é a última que será dada ao mundo, e cumprirá a sua obra”. GC 390.

A tríplice mensagem ainda não foi completamente rejeitada, Babilônia não atingiu completamente a condição predita pelo segundo anjo. Portanto dizer que já veio o anjo do Apocalipse 18:1 é entrar em choque com os Testemunhos.

Em 1904, a irmã White declara ainda no futuro a vinda do anjo do Apoc.18:1.

“As profecias de Apocalipse dezoito logo se cumprirão. Durante a proclamação da mensagem do Terceiro Anjo, outro anjo, descerá do Céu, tendo grande poder, e a Terra se iluminará com a sua glória. O Espírito do Senhor abençoará tão graciosamente os consagrados instrumentos humanos, que homens e mulheres e crianças abrirão os lábios em louvor e ações de graça, enchendo a Terra com o conhecimento de Deus e com a Sua insuperável glória como as águas cobrem o mar.” RH 13/10/1904. MM 77 216

“Vi descer do Céu outro anjo que tinha grande poder, e a Terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo o espírito imundo e coito de toda a ave imunda e aborrecível. E ouvi outra voz do Céu, que dizia: Sai dela, povo Meu. Para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:1-2-4”. GC 609.

Qual é o tempo indicado nesta passagem?

“Esta passagem indica um tempo em que o anúncio da queda de Babilônia, conforme foi feito pelo segundo anjo do capítulo 14 do Apocalipse (verso 8) deve repetir-se com a menção adicional das corrupções que têm estado a se introduzir nas várias organizações que constituem Babilônia, desde que esta mensagem foi pela primeira vez proclamada no verão de 1844”. GC 609

Como estarão os pecados de Babilônia no tempo referido nesta profecia?

"A Respeito de Babilônia, no tempo referido nesta profecia, Declara-se: Os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela. Apocalipse 18:5. Encheu a medida de sua culpa, e a destruição está a ponto de cair sobre ela. Mas Deus ainda tem um povo em Babilônia; e, antes de sobrevirem Seus juízos, esses fiéis devem ser chamados a sair, para que não sejam participantes dos seus pecados e não incorram nas suas pragas. Esta a razão de ser o movimento simbolizado pelo anjo descendo do Céu, iluminando a Terra toda com sua glória, e clamando fortemente com grande voz, anunciando os pecados de Babilônia. Em relação com a sua mensagem ouve-se a chamada: Sai dela, povo Meu. Estes anúncios, unindo-se à mensagem do Terceiro Anjo, constituem a advertência final a ser dada aos habitantes da Terra”. GC 610.

Vemos claramente que a razão de “ser”, ou “existir" o movimento simbolizado pelo Quarto anjo é:

1º) Os pecados de Babilônia se acumularam até o Céu e encheu a medida de sua culpa.

2º) Deus ainda neste tempo tem um povo em Babilônia, que deve ser chamado. Então quando se cumprirá esta profecia?
“Diz o profeta: Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade e a Terra se iluminou com a sua glória. Então exclamou com potente voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia... Ouvi outra voz do Céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos; porque os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus Se lembrou dos atos iníquos que ela praticou. (Perguntemos juntos com a profetisa, e ouçamos sua resposta). Quando os seus pecados se acumulam até ao Céu? Quando a lei de Deus é finalmente invalidade por legislação. Então a situação extrema do povo de Deus é sua oportunidade para mostrar quem é o governador do Céu e da Terra”. ST 12/06/1893. MM 77 177.

3º) Representará um movimento que clamará fortemente: Caiu Babilônia e sai dela Povo meu. Quando ocorrerá este movimento? Conforme temos lido em GC 610, a razão de “ser” deste movimento é porque os pecados de Babilônia chegaram até o Céu e ela encheu a medida de sua culpa.

Lemos também em MM 77 177 que os pecados só chegarão até aos Céus quando forem estabelecidas por legislação leis dominicais. O que ainda não ocorreu. Portanto a razão de ser deste movimento ainda não existe.

TAKING UP A REPROACH - UM TESTEMUNHO FALSO

“E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.”
"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”
Colossenses 2:4,8.

Referindo a este TAKING UP A REPROACH, dissemos que voltaríamos a falar sobre ele.

Procurando provar que o anjo de Apocalipse 18:1 desceu em Mineápolis em 1888 a liderança colocou em suas literaturas um testemunho falso, e não foram nada felizes nesse empreendimento.

Leiamos portanto o que foi publicado pela “reforma” em seu livreto, ACONSELHO-TE:

“Na Conferência Geral de Mineápolis, em 1888”, diz o Espírito de Profecia, “desceu o anjo de Apocalipse 18 para realizar sua obra, tendo porém sido escarnecido, criticado e rejeitado. Quando a mensagem, que ele voltará a trazer, se tornar em alto clamor, será ela novamente escarnecida e opugnada, e rejeitada pela maioria.” Taking up a Reproach, por E.G. White. Aconselho-te 26.

ACONSELHO-TE, foi publicado pela IASD-MR. Isso significa que a responsabilidade pelo seu conteúdo é dividida entre o autor e os publicadores.

O autor dessa literatura reformista não é ignorante para desconhecer que o que ele fez é fraude!

É preciso que os membros leigos percebam que até agora tem sido vítima de um ardoroso engano. É uma falta de respeito para com os próprios membros, pois denota a intenção de iludir. Pergunta-se: Quem guiava a mão de Alfons Balbach ao inserir um testemunho falso em seu livro? Por que ao escrever posteriormente o livro “A mensagem de Deus ao povo do Advento” não mencionou o mesmo testemunho? Seria influência do altar de S. Simeão? GC 581.

O que foi feito com respeito à citação acima e a invenção de que fora tirada de um livro da irmã White, é crime previsto em Lei.

Para efeitos de conhecimento sobre este assunto ver no livro "Uma Luz que Alumia" pág. 90,91”. (I Tessalonicenses 5:21) ( Provas aqui )

E para disfarçar esta mentira os líderes procuram usar os testemunhos para provar suas alegações.

A Sra. White reprovou esta espécie de engano tão decididamente, que os que a citam para dar a impressão de que ela apoie semelhantes alegações falsas, caem sob a condenação de suas palavras. ME 141 – MDC 68

Ver-se-á que estes que proclamam mensagens falsas não terão um alto senso de honra e integridade. Enganarão o povo, e porão de mistura com o erro os Testemunhos da irmã White, servindo-se de seu nome para dar influência à sua obra. Escolhem dos Testemunhos certos trechos que acham que podem ser torcidos de modo a apoiar sua atitude e põe-nos numa moldura de falsidade, para que o seu erro tenha peso e seja aceito pelo povo." TM 42.

Escapa a “reforma" desta repreensão do Espírito de Profecia pelo simples fato de ter ela surgido posteriormente a esta declaração? NÃO!

“Toda mensagem concebível está vindo para deturpar a obra de Deus, e sempre contém a inscrição de verdade no seu estandarte. E os que são propensos a aceitar tudo que é novo e sensacional manejarão essas coisas de tal modo que nossos inimigos atribuirão tudo que é incoerente e exagerado à Sra. E.G. White, a profetisa... Haverá mensagens espúrias provenientes de pessoas em todas as direções." ME III 404.

Obs.: Cartas falsas pretendendo ser de E.G. White ainda irão de aparecer!

NUNCA ACEITE DECLARAÇÕES DE TESTEMUNHOS APÓCRIFOS


Essas declarações são de molde a orientar erroneamente. Os perigos nesse sentido foram reconhecidos pela Sra. White. Por isso advertiu a profetisa:

“E agora, a todos quantos sentem desejo da verdade, eu gostaria de dizer: Não deis crédito a ditos não autenticados quanto ao que a irmã White fez ou disse ou escreveu. Se desejais saber o que o Senhor tem revelado por intermédio dela, lede-lhes as obras publicadas. Não há aí quaisquer pontos de interesse acerca dos quais não haja escrito; não apanheis e propaleis boatos acerca de que ela disse.” T 5 696. MIR 262.

Deixando alguém de aceitar a verdade e voltando às fabulas, que influência recebe? II Tessalonicenses 2:10-12.

“A influência hipnótica de Satanás repousará sobre os que se volvem da clara Palavra de Deus para fábulas agradáveis”. T 8 290.

Nota: Esta declaração do testemunho falso, nunca existiu. Mas apesar disto, é de estarrecer que a “reforma” ainda retenha tantos na ilusão, docemente embalados e adormecidos de uma história mal contada... Ver Jeremias 28:15. Isaías 28:15. Salmos 4:2. Jeremias 13:25.

Estamos diante de uma tremenda falsidade. E quem poderá provar ao contrário? E assim se demostra a falácia das literaturas reformistas em mais um ponto.

O ANJO DO APOCALIPSE 18, E O TEMPO DEVIDO DE SUA VINDA
“E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou com grande voz dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia... porque todas as nações beberam do vinho da ira de sua prostituição... Porque os seus pecados se acumularam até o céu."
Apocalipse 18:1-5.

Quando se cumpri Apocalipse 18:1,2? Apocalipse 13:15-17.

“Os protestantes lançarão toda a sua influência e poder ao lado do papado, por um ato nacional impondo o falso sábado, eles darão vida e vigor à corrompida fé de Roma, avivando sua tirania e opressão da consciência. Então será o tempo para Deus operar poderosamente em favor da vindicação de Sua verdade”. 
Diz o profeta: Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com sua Glória" ... MM 77 177. (1893).

Como diz o Espírito de Profecia ser o Capítulo 18 de Apocalipse?

"A mensagem do capítulo dezoito de Apocalipse é positiva e claramente definida. 'Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da Terra se prostituíram com ela; e os mercadores da Terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias'.
Verso 3. Quem quer que leia esse capítulo não necessita enganar-se". ME II 68.

Babilônia já deu a beber a todas as nações?

“Contudo não se pode dizer ainda que caiu Babilônia... que a todas as nações deu a beber do vinho da ira de sua prostituição. Ainda não deu de beber a todas as nações”. GC 389.

No tempo do cumprimento desta profecia, que Anjo descerá do céu? Em que ano foi essa declaração?

“O último grande conflito está diante de nós, mas virá ajuda para todos os que amam a Deus e obedecem a Sua lei, e a Terra toda, será iluminada com a glória de Deus. Outro anjo descerá do Céu. Este anjo representa o alto clamor, o qual procederá dos que estão-se preparando para clamar poderosamente, com forte voz: Caiu, caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave detestável.” Apoc. 18:1 e 2. ME lll 412. (1906).

Por que, como e quando a mensagem da queda de Babilônia deve ser repetida?

“Vi então outro poderoso anjo comissionado para descer à Terra, a fim de unir sua voz com o Terceiro Anjo, e dar poder e força à sua mensagem. Grande poder e glória foram comunicados ao anjo, e, descendo ele, a Terra foi iluminada com sua glória. A luz que acompanhava este anjo penetrou por toda parte, ao clamar ele poderosamente, com grande voz: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável. Apoc.18:2. A mensagem da queda da Babilônia, conforme é dada pelo segundo anjo, é repetida com a menção adicional das corrupções que têm estado a entrar nas igrejas desde 1844. A obra deste anjo vem, no tempo devido, unir-se à última grande obra da mensagem do Terceiro Anjo, ao tomar está o volume de um alto clamor’'. PE 277.

Note por bondade que o tempo devido da vinda deste outro anjo se dará na queda de Babilônia!

Que outros acontecimentos haverá nesse período?

“E o povo de Deus assim se prepara para estar em pé na hora da tentação que em breve devem enfrentar. Vi uma grande luz repousando sobre eles, e uniram-se destemidamente para proclamar a mensagem do Terceiro Anjo.”
PE 277.

O que é essa excelente glória que os preparou para suportar a hora da tentação? E que tipo de preparo é este?

“O povo de Deus foi fortalecido pela excelente glória que sobre ele repousou em grande abundância e o preparou para suportar a hora da tentação.” PE 279

O que é essa excelente glória que os preparou para suportar a hora da tentação? E que tipo de preparo é este?

“A glória de Deus repousou sobre os santos, pacientes e expectantes, e denodadamente deram a última advertência solene, proclamando a queda de Babilônia e chamando o povo de Deus para sair dela para que possam escapar de sua terrível condenação. A luz que se derramou sobre os expectantes penetrou por toda a parte, e àqueles, nas igrejas, que tinham alguma luz e que não haviam ouvido e rejeitado as três mensagens, obedeceram à chamara e deixaram as igrejas decaídas.” PE 278.

“Crescendo a terceira mensagem Angélica para o alto clamor e ao ser acompanhada de grande poder a glória a obra de encerramento, o fiel povo de Deus participa dessa glória. É a chuva serôdia que os reaviva e fortalece para passarem pelo tempo de angustia. Seus rostos resplandecerão com a glória daquela luz que acompanha o Terceiro Anjo”.
TI 375.

O que mais diz a profetisa sobre esse preparo concedido pelo poder da chuva serôdia?

“Nesse tempo, enquanto a obra de salvação está se encerrando, tribulações virão sobre a Terra, e as nações ficarão iradas, embora contidas cara não impedir a obra do Terceiro Anjo. Nesse tempo a “chuva serôdia”, ou o refrigério pela presença do Senhor, virá, para dar poder à grande voz do Terceiro Anjo e preparar os santos para estarem de pé no período em que as sete últimas pragas serão derramadas”. PE 85,86.

Nota: O preparo mencionado pela profetisa neste tempo, não se refere ao preparo de caráter que temos de fazer hoje. PE 71. Mas a grande luz, o poder da chuva serôdia que os reanima e fortalece o povo de Deus para passarem pelo tempo de angustia. GC 624. TI 375. Esta preparação é reconhecida pelo Céu mediante a concessão duma grande Luz a repousar sobre o povo de Deus.

A ATUAÇÃO DESTE OUTRO ANJO

Quando os pecados de Babilônia vão se acumular até o Céu? O anjo de Apocalipse 18 vai atuar antes de se acumular os pecados ou atuará depois de acumulados? Apocalipse 18:1-5.

“Diz o profeta: Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória. Então exclamou com potente voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia... Ouvi outra voz do Céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados, e para não participardes dos seus flagelos; porque os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou. Quando os seus pecados se acumulam até o Céu? Quando a lei de Deus é finalmente invalidade por legislação, então a situação extrema do povo de Deus é Sua oportunidade para mostrar quem é o governador do Céu e da Terra”. ST 12/06/1893. MM 77 177.

A respeito de Babilônia, no tempo referido nesta profecia, declara-se: Os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela. Apocalipse 18:5. Encheu a medida de sua culpa, e a destruição está a ponto de cair sobre ela. Mas Deus ainda tem um povo em Babilônia; e antes de sobrevirem Seus Juízos, esses fiéis devem ser chamados a sair, para que não sejam participantes dos seus pecados e não incorram nas suas pragas. Esta a razão de ser o movimento simbolizado pelo anjo descendo do Céu, iluminando a terra com sua glória, e clamando fortemente com grande voz, anunciando os pecados de Babilônia

Em relação com a sua mensagem ouve-se a chamada: Sai dela povo Meu. Estes anúncios, unindo-se à mensagem do Terceiro Anjo, constituem a advertência final a ser dada aos habitantes da terra. GC 610.

Nota: O anjo de Apocalipse 18 só vai descer do Céu depois de acumulados os pecados de Babilônia. Lemos em MM 77 177 que os pecados só chegarão até aos céus quando forem estabelecidas por legislação leis dominicais. O que ainda não ocorreu. Por esta razão não podemos dizer que este anjo já veio.

Que teoria Diabólica inventou a falsa profetisa Ana Phillips? Que anjo dizia ter vindo e corresponder a sua obra? Que disse a Sra. White sobre esse engano?
II Timóteo 3:13.

“Satanás tem outros e mais fortes enganos preparados para vós. Pretendereis, se já não o fizestes, que tendes uma obra a fazer em relação com as visões de Ana, correspondendo àquela do poderoso anjo que desceu do Céu, cuja a glória iluminou a Terra. Satanás vê que vossa mente é toda pronta a impressionar-se com suas sugestões, e ele se servirá de vos para vossa própria ruína, a menos que, em nome do Senhor, quebreis as algemas que vos ligam.
ME II 80. (1890). 
(Àquela, refere-se a visão de João em Apocalipse 18:1).

Nos dias da Sra. White algumas das características de falsos movimentos que surgiram em ligação com aqueles que os lideraram, identificou sua obra a do poderoso anjo que desceu do Céu cuja glória iluminou a terra em Apocalipse 18:1. Foi o caso numa situação enfrentada em 1890 pela Sra. White.

A irmã White se preocupou com essa "nova teoria” e deu o referido testemunho. Este engano encantou seu forte defensor na pessoa do Sr. J. M. Garmire. E exprime possibilidade de ter sido resultado de má aplicação dos testemunhos como também produto de falsas visões de Ana Phillips.

O Testemunho citado não foi apenas uma advertência à igreja contra os enganos que a ameaçavam, foi também uma reprovação por causa de erros já presentes. Entretanto, parte desta ‘nova luz’ que alega que o anjo do Apoc.18:1 já veio é agora amplamente aceita pelos reformistas.

Este erro que acabamos de considerar teve ligação com outros, onde um termina, aí o outro continua. Portanto os reformistas não foram os primeiros a pretenderem ser este anjo de Apocalipse 18, nos dias dos pioneiros Adventistas já haviam aqueles que pretendiam ser. A Sra. White refutou esse ensino.

Contra este ensino errôneo levantou a Sra. White a sua voz. A referência a tal pretensão não se alterou - apenas recebeu roupagem nova e mais atraente.

O que mais declarou a irmã White sobre as visões de Ana Phillips?
I João 2:21

Deus tem falado com referência a vós. Aquilo que chamais luz do Céu Ele declarou serem trevas, e as visões nascidas desse erro, Ele chama engano. Acreditareis nesse Testemunho?” ME II 82.

Que declaração inspirada refuta completamente a alegação de que o quarto anjo já desceu do Céu?

“Não tenho nenhum tempo específico de que falar, no qual tenha lugar o derramamento do Espírito Santo - quando o poderoso anjo descer do Céu. (Escreveu a irmã White em 1892) e se unir com o Terceiro Anjo na conclusão da obra para este mundo, minha mensagem é que nossa única segurança é estarmos prontos para o refrigério celeste, tendo nossas lâmpadas preparadas e ardendo”. RH 29/3/1892 MEI 192.

Notai a frase “quando" indicando que este anjo até então não tinha descido do céu – isto é indiscutível.

Porque não citam passagens como esta que ensina um só tempo para o quarto anjo descer do céu? Não o faz porque seria uma barreira para exposição de suas teorias, não há nenhum interesse por parte da liderança em que o povo saiba disso.

Se a irmã E. G. White estivesse viva hoje, que diria daqueles que pretendem corresponder ao anjo de Apocalipse 18? Certamente os censuraria como fez em seus dias. Jamais cometamos tal engano!

Quem não aprende a partir de ME II 80, corre o perigo de continuar os mesmos erros.

No ano de 1907, qual Anjo estava guiando o povo de Deus? O terceiro Anjo ou o Quarto Anjo? Que afirmação fez a irmã White?

“O Terceiro anjo está retirando e purificando um povo, e esses devem mover-se unidos com Ele”. TM 488 (1907)

É através do Espírito de Profecia que se observa o reconhecimento que devemos nos unir não só na mensagem como também ao mensageiro.

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL

Sob a obra de qual anjo estamos vivendo agora? Apocalipse 7:2,3.

Vi então o Terceiro Anjo. Disse meu anjo acompanhante: Terrível é sua obra. Tremenda sua missão. Ele é o anjo que deve separar o trigo do joio, e selar, ou atar, o trigo para o celeiro celestial. Essas coisas devem absorver toda a mente, a atenção toda.” PE 118.

“É a voz desse mais elevado dos anjos que tem autoridade para ordenar aos quatro anjos que segurem os quatro ventos até que se realize esta obra, e até que ele ordene que os soltem”. TM 445.

Que disse a Sra. White ao ver que alguns pretendiam ser o anjo de Apocalipse 18?

“Satanás vê que vossa mente é toda pronta a Impressionar-se com suas sugestões, e ele se servirá de vós para vossa própria ruína, a menos que, em nome do Senhor, quebreis as algemas que vos ligam”. ME II 80.

Quando que o anjo de Apocalipse 18 virá se unir com o Terceiro Anjo? Como devemos estar neste tempo? Em que ano foi essa declaração?

“Não tenho nenhum tempo específico de que falar, no qual tenha lugar o derramamento do Espirito Santo — quando o poderoso anjo descer do Céu, e se unir com o Terceiro Anjo na conclusão da obra para este mundo, minha mensagem é que nossa única segurança é estarmos prontos para refrigério celeste, tendo nossas lâmpadas preparadas e ardendo." ME I 192. (1892)

Que mensagem o segundo anjo proclama em Apocalipse 14, e quando foi pregada pela primeira vez? Apocalipse 14:8. 18:1,2.

“A mensagem do segundo anjo de Apocalipse, capítulo 14, foi primeiramente pregada no verão de 1844, e teve naquele tempo uma aplicação mais direta às igrejas dos Estados Unidos, onde a advertência do juízo tinha sido mais amplamente proclamada e em geral rejeitada, e onde a decadência das igrejas mais rápida havia sido. A mensagem do segundo anjo, porém, não alcançou o completo cumprimento em 1844. As igrejas experimentaram então uma queda moral, em consequência de recusarem a luz da mensagem do advento; mas essa queda não foi completa. Continuando a rejeitar as verdades especiais para este tempo, têm elas caído mais e mais. Contudo, não se pode ainda dizer que caiu Babilônia ... que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. Ainda não deu de beber a todas as nações ... Mas a obra da apostasia não atingiu ainda a culminância... A queda de Babilônia se completará quando esta condição for atingida, e a união da igreja com o mundo se tenha consumado em toda a cristandade. A mudança é gradual, e o cumprimento perfeito de Apocalipse, capítulo 14, verso 3, está ainda no futuro. GC 388,389.

Assim a substância da mensagem do segundo anjo é novamente dada ao mundo pelo Outro anjo que iluminou a Terra com a sua glória. Essas mensagens confundem-se todas numa só, para serem apresentadas ao povo nos dias finais da história terrestre”. ME II 116.

Obs.: Iluminou, diz respeito a visão de João em Apocalipse 18.

Que condição deverá ser atingida para que o quarto anjo possa descer do céu e dizer, Caiu Babilônia? Apocalipse 18: 1-5.

        “Quando a terra que o Senhor proveu como asilo para Seu povo, a fim de que possam adorá-lo segundo os ditames de sua própria consciência; a terra sobre a qual, por muitos anos, tem sido estendido o escudo do Onipotência; a terra que Deus favoreceu, tornando-a depositária da religião pura de Cristo quando essa terra, por meio de seus legisladores, renunciar aos princípios do protestantismo e der apoio à apostasia papal, falsificando a lei de Deus - então é que será revelada a obra final do homem do pecado.
         Os protestantes lançarão toda a sua influência e poder ao lado papado; por um ato nacional impondo o falso sábado, eles darão vida e vigor à corrompida fé de Roma avivando sua tirania e opressão da consciência. Então será o tempo para Deus operar poderosamente em favor da vindicação de Sua verdade. Diz o profeta: Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória. Então exclamou com potente voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia... Ouvi outra voz do Céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados, e para não participardes dos seus flagelos: porque os seus pecados se acumularam até ao Céu e Deus Se lembrou dos atos iníquos que ela praticou. Quando os seus pecados se acumulam Até ao Céu? Quando a lei de Deus é finalmente invalidada por legislação”
MM 77. 177 (1893).

O que acontecerá com Aqueles que se unirem numa verdade? Isaías 66:5. E como são chamados? Gálatas 4:16.

Calúnia e opróbrio serão a recompensa daqueles que estão ao lado da verdade tal como é em Jesus. Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. II Timóteo 3:12. Os que dão claro testemunho contra o pecado serão com certeza tão aborrecidos como o foi o Mestre que lhes deu esta obra a fazer em seu nome. Com Cristo, serão chamados inimigos da igreja e da religião, e quanto mais sinceros e diligentes forem seus esforços para honrar a Deus, tanto mais acerba será a inimizade aos ímpios e dos hipócritas”. Não nos devemos porém desanimar quando assim formos tratados”. ME I 73.

Que experiência precisamos ter nesse tempo? João 5:39.

"Devemos seguir as orientações dadas por meio do Espírito de Profecia. Precisamos amar e obedecer à verdade para este tempo. Isso nos guardará de aceitar poderosos enganos. Deus nos tem falado mediante Sua Palavra.” OE 308.

“Não permitais que alguém sirva de cérebro para vós, não permitais que alguém pense, investigue e ore em vosso lugar. Esta é a instrução que necessitamos levar a sério hoje em dia”. FEC 307.

Obs.: Alguns infelizmente vendem sua consciência aos pastores e dirigentes, assim como os católicos ao clero papal. GC 601.


ABREVIATURAS

GC - Grande Conflito 64 3621-3650
TSM - Testemunhos Seletos I II lll
MM - Meditações Matinais
ME - Mensagens Escolhidas I II III
CT - Cristo Triunfante
FEC - Fundamentos da Educação Cristã
EF - Eventos Finais
RH - Review and Herald
VE - Vida e Ensinos
OE - Obreiros Evangélicos
CPPE - Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes
EV - Evangelismo
PP - Patriarcas e Profetas
PE - Primeiros Escritos
HR - História da Redenção
ST - Sinais dos Tempos
LES-IASDMR - Lição, Escola Sabatina, Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma
MDC - Maior Discurso de Cristo
LS - Life Sketches
AA - Atos dos Apóstolos
DTN - Desejado de Todas as Nações
4BC - The Seventh-day Adventist Bible
SC - Serviço Cristão
MIR - Mensageira da Igreja Remanescente
CSES - Conselhos sobre a Escola Sabatina
CRA - Conselhos sobre O Regime Alimentar
T - Testemunhos para a Igreja
PVF - Preparação para a Vitória Final
TM - Testemunhos para Ministros
TE - Temperança




Fonte: Apostila de Emerson Rocha. A HORA DA VERDADE -O Anjo de Apocalipse 18 - TEMPO E CIRCUNSTÂNCIA PARA SUA VINDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.